Outras Receitas saudáveis

Como fazer óleo de alho caseiro

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer óleo de alho caseiro

3.500 anos antes de Cristo o alho já era usado pela civilização suméria, mais tarde, os egípcios continuaram usando-o e até hoje mantemos este fantástico produto que possui um sabor único e propriedades incríveis.

O alho dá sempre um toque especial a qualquer prato, um sabor inconfundível que combina com qualquer tipo de comida, mas que, em excesso, cobre qualquer gosto. É por isso que cada vez há mais apaixonados pelo óleo de alho, um fantástico produto que dá a você todo o sabor do alho sem enjoar nem ser forte demais.

De seguida, em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer óleo de alho caseiro para que possa fazê-lo você mesmo e saborear em qualquer comida.

Vai precisar de:

  • Alho
  • Frigideira
  • Azeite
  • Escumadeira
  • Azeiteira ou qualquer outro recipiente
Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta do macarrão

Passos a seguir:

1

Obviamente que, para fazer óleo de alho em casa, a primeira coisa que precisa são os alhos. Para esta receita precisará de uma cabeça de alho. Qualquer tipo de alho serve, não é necessário que seja de uma espécie em concreto, o que possa encontrar no mercado, em uma loja ou onde for já serve, inclusive se tem uma horta em casa pode usar os alhos que você mesmo cultivou.

Como fazer óleo de alho caseiro - Passo 1
2

Terá que separar todos os dentes de alho e depois tirar a pele um por um. Este processo é importante e seguramente levará seu tempo, mas é fundamental que o faça bem para que o resultado final do óleo de alho seja o ideal.

Pode usar alguns truques para poder descascar o alho de forma rápida, um dos mais populares é esmagar o dente de alho com uma faca para partir a pele e sair mais facilmente, isto não é recomendável porque uma vez que já se tenha esquentado o óleo e coado, poderão ficar pedaços de alho flutuando no líquido, piorando o resultado final.

Também não se deve pôr o alho de molho ou submergi-lo para poder tirar a pele mais facilmente, pois poderia se contaminar com uma bactéria que posteriormente passasse para o óleo.

Deste modo, vale a pena passar uns minutos descascando o alho manualmente, tirando a casca completamente e mantendo os dentes inteiros.

Como fazer óleo de alho caseiro - Passo 2
3

Coloque o alho em uma frigideira, dependendo da quantidade de óleo que quiser, pode usar uma frigideira maior ou menor. A única coisa que se deve certificar é que os alhos fiquem cobertos por azeite.

4

Uma vez que os alhos já estejam na frigideira, deve cobri-los com azeite. Dependendo da quantidade de azeite que colocar, ficará mais ou menos concentrado, quanto menos quantidade de azeite colocar, mais absorverá o sabor do alho.

O tipo de azeite que usar é indiferente, normalmente recomenda-se usar azeite de oliva, pois é de ótima qualidade, muito saudável e combina muito bem com o sabor do alho. Mas se você quiser experimentar com outros tipos de óleo como o de girassol, de coco, sementes de uva ou de canola, certamente que encontrará combinações surpreendentes.

Como fazer óleo de alho caseiro - Passo 4
5

Coloque o óleo para esquentar em temperatura média-baixa. Se tiver em casa um termômetro de cozinha o ideal é manter o fogo constantemente entre 90º e 96º, mas não mais alto de 100º. Se não tiver termômetro, tem outras formas de saber se a temperatura é boa para poder fazer um bom óleo de alho.

Uma vez que tenha os alhos com o azeite e o fogo aceso, o azeite deve ser mantido constantemente borbulhando, se não o fizer é porque está muito frio, mas se o alho começar a fritar, é porque está muito quente. Se isso ocorrer, retire a frigideira do fogo alguns segundos até que baixe a temperatura do azeite, regule o fogo e volte a pôr a frigideira.

6

O alho e o azeite devem permanecer no fogo entre 15 e 30 minutos, novamente o tempo utilizado dependerá se adicionou mais ou menos azeite. Para além do tempo, deve ter em conta como vai mudando a cor do azeite, pois quando tiver ficado opaco e mais escuro é porque já absorveu todo o sabor do alho.

Por outro lado, se prefere um óleo de alho com um sabor mais suave, pode retirar a frigideira do fogo em qualquer outro momento. Um bom método é ir experimentando a cada poucos minutos -deixando esfriar o azeite- e tirá-lo definitivamente quando tiver o sabor que desejar.

7

Se quer saber como fazer óleo de alho caseiro é porque quer fazer uma receita que requer este tipo de óleo ou porque o quer ter para poder temperar o que desejar. Se é o primeiro caso e vai usá-lo de imediato, tem duas possíveis opções:

  • Verter todo o conteúdo da frigideira, azeite e dentes de alho, no prato que vai comer.
  • Retirar os dentes de alho com uma escumadeira, e usar simplesmente o óleo que fica na frigideira.
8

Se quer guardar o óleo para usá-lo como condimento de saladas, peixe ou qualquer outro prato, deixe esfriar à temperatura ambiente. Com um coador ou uma escumadeira tire os dentes de alho e guarde o óleo de alho em uma azeiteira ou em qualquer recipiente, é recomendável que seja hermético para não pegar outros sabores.

É altamente recomendável não consumir o óleo de alho caseiro além de duas semanas, pois passado este tempo poderiam proliferar bactérias que desenvolvam em salmonela ou botulismo.

Como fazer óleo de alho caseiro - Passo 8
9

Agora que já sabe como fazer óleo de alho caseiro não deixe de experimentá-lo em todas suas receitas, este ouro líquido é perfeito para temperar qualquer tipo de salada, peixes ou carnes, também dá um toque genial às verduras ao vapor ou cozidas. Em umComo.com.br também ensinamos você a fazer pão de alho e manteiga de alho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de alho caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer óleo de alho caseiro