Como fazer óleo de alho caseiro

Como fazer óleo de alho caseiro

3.500 anos antes de Cristo o alho já era usado pela civilização suméria, mais tarde, os egípcios continuaram usando-o e até hoje mantemos este fantástico produto que possui um sabor único e propriedades incríveis.

O alho dá sempre um toque especial a qualquer prato, um sabor inconfundível que combina com qualquer tipo de comida, mas que, em excesso, cobre qualquer gosto. É por isso que cada vez há mais apaixonados pelo óleo de alho, um fantástico produto que dá a você todo o sabor do alho sem enjoar nem ser forte demais.

De seguida, em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer óleo de alho caseiro para que possa fazê-lo você mesmo e saborear em qualquer comida.

Vai precisar de:
  • Alho
  • Frigideira
  • Azeite
  • Escumadeira
  • Azeiteira ou qualquer outro recipiente
Passos a seguir:
1

Obviamente que, para fazer óleo de alho em casa, a primeira coisa que precisa são os alhos. Para esta receita precisará de uma cabeça de alho. Qualquer tipo de alho serve, não é necessário que seja de uma espécie em concreto, o que possa encontrar no mercado, em uma loja ou onde for já serve, inclusive se tem uma horta em casa pode usar os alhos que você mesmo cultivou.

2

Terá que separar todos os dentes de alho e depois tirar a pele um por um. Este processo é importante e seguramente levará seu tempo, mas é fundamental que o faça bem para que o resultado final do óleo de alho seja o ideal.

Pode usar alguns truques para poder descascar o alho de forma rápida, um dos mais populares é esmagar o dente de alho com uma faca para partir a pele e sair mais facilmente, isto não é recomendável porque uma vez que já se tenha esquentado o óleo e coado, poderão ficar pedaços de alho flutuando no líquido, piorando o resultado final.

Também não se deve pôr o alho de molho ou submergi-lo para poder tirar a pele mais facilmente, pois poderia se contaminar com uma bactéria que posteriormente passasse para o óleo.

Deste modo, vale a pena passar uns minutos descascando o alho manualmente, tirando a casca completamente e mantendo os dentes inteiros.

3

Coloque o alho em uma frigideira, dependendo da quantidade de óleo que quiser, pode usar uma frigideira maior ou menor. A única coisa que se deve certificar é que os alhos fiquem cobertos por azeite.

4

Uma vez que os alhos já estejam na frigideira, deve cobri-los com azeite. Dependendo da quantidade de azeite que colocar, ficará mais ou menos concentrado, quanto menos quantidade de azeite colocar, mais absorverá o sabor do alho.

O tipo de azeite que usar é indiferente, normalmente recomenda-se usar azeite de oliva, pois é de ótima qualidade, muito saudável e combina muito bem com o sabor do alho. Mas se você quiser experimentar com outros tipos de óleo como o de girassol, de coco, sementes de uva ou de canola, certamente que encontrará combinações surpreendentes.

5

Coloque o óleo para esquentar em temperatura média-baixa. Se tiver em casa um termômetro de cozinha o ideal é manter o fogo constantemente entre 90º e 96º, mas não mais alto de 100º. Se não tiver termômetro, tem outras formas de saber se a temperatura é boa para poder fazer um bom óleo de alho.

Uma vez que tenha os alhos com o azeite e o fogo aceso, o azeite deve ser mantido constantemente borbulhando, se não o fizer é porque está muito frio, mas se o alho começar a fritar, é porque está muito quente. Se isso ocorrer, retire a frigideira do fogo alguns segundos até que baixe a temperatura do azeite, regule o fogo e volte a pôr a frigideira.

6

O alho e o azeite devem permanecer no fogo entre 15 e 30 minutos, novamente o tempo utilizado dependerá se adicionou mais ou menos azeite. Para além do tempo, deve ter em conta como vai mudando a cor do azeite, pois quando tiver ficado opaco e mais escuro é porque já absorveu todo o sabor do alho.

Por outro lado, se prefere um óleo de alho com um sabor mais suave, pode retirar a frigideira do fogo em qualquer outro momento. Um bom método é ir experimentando a cada poucos minutos -deixando esfriar o azeite- e tirá-lo definitivamente quando tiver o sabor que desejar.

7

Se quer saber como fazer óleo de alho caseiro é porque quer fazer uma receita que requer este tipo de óleo ou porque o quer ter para poder temperar o que desejar. Se é o primeiro caso e vai usá-lo de imediato, tem duas possíveis opções:

  • Verter todo o conteúdo da frigideira, azeite e dentes de alho, no prato que vai comer.
  • Retirar os dentes de alho com uma escumadeira, e usar simplesmente o óleo que fica na frigideira.
8

Se quer guardar o óleo para usá-lo como condimento de saladas, peixe ou qualquer outro prato, deixe esfriar à temperatura ambiente. Com um coador ou uma escumadeira tire os dentes de alho e guarde o óleo de alho em uma azeiteira ou em qualquer recipiente, é recomendável que seja hermético para não pegar outros sabores.

É altamente recomendável não consumir o óleo de alho caseiro além de duas semanas, pois passado este tempo poderiam proliferar bactérias que desenvolvam em salmonela ou botulismo.

9

Agora que já sabe como fazer óleo de alho caseiro não deixe de experimentá-lo em todas suas receitas, este ouro líquido é perfeito para temperar qualquer tipo de salada, peixes ou carnes, também dá um toque genial às verduras ao vapor ou cozidas. Em umComo.com.br também ensinamos você a fazer pão de alho e manteiga de alho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de alho caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.