Comer frutas

As melhores frutas para o café da manhã

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 dezembro 2019
As melhores frutas para o café da manhã

Você ama frutas? Precisa de vitaminas desde as primeiras horas da manhã? Se sua resposta é afirmativa a alguma das perguntas anteriores, então é hora de saber quais são as melhores frutas para o café da manhã. Conhecidas universalmente como grande fonte de energia, as frutas são, ainda, um alimento muito recomendado por médicos e especialistas em nutrição. Por isso, em umComo explicamos a você quais são as que deve consumir para ter um café da manhã delicioso e completo.

Também lhe pode interessar: Como aproveitar a fruta madura

Índice

  1. Desde cedo
  2. As melhores acompanhantes
  3. Fruta da época
  4. Os desejos
  5. Para os que NÃO gostam de fruta

Desde cedo

Todos sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Não é apenas capaz de contribuir com os nutrientes que o corpo precisa para ter um dia cheio de energia e vitalidade, mas também proporciona ao corpo uma hidratação necessária depois das longas horas de sono e inatividade durante a noite. É aqui quando as frutas desempenham um dos papéis mais importantes na saúde. Por seu alto conteúdo em açúcares naturais, as frutas são capazes de proporcionar energia ao corpo. Além disso, com seu alto conteúdo em água, nos hidratam e ajudam a uma melhor evacuação graças ao seu teor de fibra. Para conseguir estas três funções de hidratar, contribuir com energia e melhorar o trânsito intestinal, as frutas mais favorecedoras são:

  • Ameixas.
  • Toranjas.
  • Laranjas.
  • Abacaxis.
  • Bananas
  • Maçãs.
  • Morangos.
  • Kiwi.
  • Cerejas.
  • Framboesas.
  • Melancia.
As melhores frutas para o café da manhã - Desde cedo

As melhores acompanhantes

O ideal é que as frutas do café da manhã sejam acompanhadas por outros alimentos que possam proporcionar nutrientes ao nosso corpo e lhe ajudar a digerir melhor a comida nas primeiras horas. Neste sentido, deve acompanhar as frutas com outros alimentos que possam preencher o vazio do estômago e prepará-lo para aguentar até à hora da refeição seguinte. Alguns acompanhamentos que recomendamos são: iogurte, fatias de pão integral, queijos magros, ovos, panquecas de milho ou arroz, ou qualquer outro alimento que proporcione doses adequadas de carboidratos saudáveis.

As melhores frutas para o café da manhã - As melhores acompanhantes

Fruta da época

A natureza é muito sábia e devemos reconhecer que as frutas e alimentos da estação são ideais para consumir segundo a época do ano. Durante todo o ano podemos observar nos supermercados as frutas da estação e comê-las é indispensável porque, além de custarem menos que o resto, se encontrarão em melhor tamanho, melhor sabor e com o teor de vitaminas que o corpo precisa no inverno ou no verão.

Os desejos

Também devemos fazer caso ao chamado da natureza, muitas vezes o nosso corpo pede alguma fruta em particular ou nos encontramos em situações nas quais temos vontade de um alimento mais do que nunca; isto é importante de reconhecer e tomar uma atitude, já que este tipo de alimentos ou frutas que o corpo nos pede seguramente nos proporcionará as vitaminas que precisamos nesse momento e que desconhecíamos.

Para os que NÃO gostam de fruta

Existem opções para as pessoas que não podem comer frutas ou que simplesmente não gostam: os sucos ou smoothies. Este tipo de bebidas é deliciosa e uma forma excelente de consumir o melhor das frutas no café da manhã. A seguir, uma receita para preparar um smoothie com qualquer fruta de sua preferência:

Precisará de: gelo, açúcar mascavo, leite de aveia ou amêndoas, iogurte de qualquer fruta da sua preferência, umas gotas de baunilha para aromatizar.

Preparo: no copo do liquidificador adicione uma fruta ou duas (ou as que desejar), como por exemplo, banana e framboesas, depois acrescente três cubos de gelo, três colheres de sopa de iogurte, um pouco de leite de aveia ou amêndoas, umas gotinhas de baunilha, depois bata tudo até que fique cremoso. Pode adicionar um pouco de açúcar mascavo se gostar de muito doce.

As melhores frutas para o café da manhã - Para os que NÃO gostam de fruta

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores frutas para o café da manhã, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
As melhores frutas para o café da manhã