Corta cebola

Como cortar cebola sem chorar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cortar cebola sem chorar

As cebolas estão presentes em todo o guisado ou fritura, mas também são um ingrediente importante na elaboração de diversos pratos, sendo frequentemente encontrada em nossas cozinhas. No entanto. há um pesadelo que todos devemos enfrentar ao picar cebola: o lacrimejamento muito intenso que ocorre quando a cortamos. Há alguma forma real de evitá-lo? Em umComo.com.br, explicamos como cortar cebola sem chorar aplicando os melhores e mais eficazes truques.

Também lhe pode interessar: Como cortar cebola
Passos a seguir:
1

Certamente, você já ouviu falar de muitos truques para evitar lacrimejamento na hora de cortar cebolas, mas se analisá-los observará que alguns são realmente um absurdo ou não são confiáveis. Para entender como combater este problema comum, é importante entender o que causa o lacrimejamento.

2

Quando picamos cebolas o lacrimejamento é algo muito comum, ainda que em alguns casos possa tratar-se de um incômodo leve e, em outros, ser quase impossível controlar as lágrimas. Isto é devido a uma substância chamada alinase, que se despreende ao cortarmos cebolas causando irritação das membranas mucosas, especialmente nos olhos. No entanto, esta substância é captada pelo nariz, de forma que usar óculos ao picar este ingrediente não terá utilidade para evitar o desconforto.

3

A ideia fundamental para cortar cebola sem chorar é anular a emissão de alinase e evitar que estes gases atinjam nosso nariz e cause o lacrimejamento. Uma boa forma de fazê-lo é picando a cebola muito fria, pois o frio reduz a propagação dos gases.

Para consegui-lo, recomendamos que coloque as cebolas previamente lavadas no congelador meia hora antes de picá-las.

Como cortar cebola sem chorar - Passo 3
4

O vinagre é um ingrediente excelente para neutralizar os gases de alinase e evitar as lágrimas ao cortar a cebola. Um bom truque é ter a mão alguns algodões e um frasco de vinagre, e ir umedecendo a faca com o algodão embebido em vinagre à medida que vamos cortando.

Como cortar cebola sem chorar - Passo 4
5

Outro truque para cortar cebolas sem chorar ou reduzir bastante o lacrimejamento é usando a água como aliada. Este líquido reduz a emissão de alinase, pelo que uma boa opção é deixar as cebolas já descascadas de molho em água fria ao menos 20 minutos antes de cortá-las. E seguida, molhe a faca em vinagre durante os cortes como recomendamos e verá como os efeitos se reduzem de forma notável.

Como cortar cebola sem chorar - Passo 5
Imagem: microrespuestas.com
6

De nada servirá você aplicar estes truques para cortar cebolas sem chorar, se não seguir outras recomendações fundamentais para ser bem sucedido:

  • Utilize sempre uma faca adequada para cortar cebolas que esteja bem afiada. Quanto mais preciso e rápido for o corte, menos camadas da cebola serão cortadas e, portanto, menos gases serão emanados deste ingrediente durante o corte.
  • Use a mesa para cortar, pois esta superfície é adequada e permitirá que você faça um trabalho melhor, o que se traduz em menos possibilidades de acabar chorando.
  • Trabalhe em um espaço adequadamente ventilado e sempre um pouco afastado da cebola, desta forma os gases irritarão menos suas mucosas.
  • Se sua cozinha não estiver bem ventilada, uma boa opção é ligar o exaustor e cortar perto desta área, assim o mesmo absorverá os gases da cebola fazendo o trabalho mais simples.
  • Por último, esqueça os truques tolos e sem sentido, como introduzir um palito entre os dentes, colocar uma cebola em sua cabeça ou usar óculos, pois nenhum deles é realmente eficaz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar cebola sem chorar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: microrespuestas.com
1 de 4
Como cortar cebola sem chorar