Como conservar abacate maduro

Como conservar abacate maduro

Quantas vezes não aconteceu você encontrar uns deliciosos abacates maduros e não comer todos? Fica olhando para eles e pensando que podia guardar um ou dois para daqui a uns meses. Pois bem neste artigo do umComo mostramos como conservar abacate maduro para comer depois.

Abacate Maduro

Está na altura do abacate, aquele fruto verde cuja polpa é deliciosa para fazer sobremesas, molhos, ou simplesmente cru com um pouco de açúcar. Mas existe um problema, como escolher o maduro, e depois se eu quiser conservar? Não tem problema, se não sabe escolher qual o maduro pode sempre ver esse artigo como escolher abacate maduro.

Se guardar ele em casa num saco de papel à temperatura ambiente ele vai amadurecer mais rapidamente, em 2 ou 3 dias. Como saber se está maduro para comer? Todos os dias verifique palpando o abacate suavemente. Se ao pressionar com o dedo ele ceder um pouco então temos abacate maduro. Está na hora de comer, mas e se não quisermos comer todo de uma vez e guardar para depois?

Conservando o abacate maduro por muito tempo

Existem duas formas de conservar o abacate maduro no freezer. Primeiro temos a maneira de guardar o abacate em modo batido. Tem de cortar o abacate em dois à volta do caroço. Retire o caroço e descasque o abacate. Pegue na polpa e pode fazer isso no liquidificador ou então com prato e um garfo amassando o abacate, vá adicionando umas gotas de suco de limão para travar as manchas negras que costumam aparecer no abacate depois de aberto. Depois de bem amassados e batidos basta colocar num recipiente, fechá-lo, sem deixar o conteúdo chegar à tampa. E finalmente colocar no freezer. Não esqueça de pelo menos indicar o dia em que colocou o recipiente no freezer. Afinal o abacate só vai durar lá até 6 meses.

A outra forma é guardá-lo quase inteiro. Voltamos ao abacate inteiro, cortamos em duas metades e retiramos o caroço, passamos suco de limão na polpa. Pegamos em folha de alumínio ou em plástico filme e envolvemos as duas metades. Colocamos no freezer e deixamos por um dia ou dois. Tiramos eles e colocamos dentro de um saco de plástico para preservar melhor da agressão do gelo. Voltamos a colocar no freezer com a data de colocação, para sabermos a "validade" do abacate.

Conservando o abacate maduro por alguns dias

O abacate maduro se estiver inteiro consegue durar uma semana na geladeira até apodrecer. Sendo que está inteiro a sua polpa não estará exposta ao ar, logo não vai criar aquelas manchas negras características. No entanto se comeu metade de um abacate e quer preservar a outra metade é muito simples. Retire o caroço, pincele um pouco de suco de limão na polpa para atrasar a sua oxidação, e depois cubra a metade do abacate com plástico filme. Finalmente é só colocar na geladeira para conservar por uns dias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar abacate maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.