Outros Bebidas alcoólicas

Champanhe tem validade?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 agosto 2022
Champanhe tem validade?

Champanhe é um espumante de dupla fermentação que costumamos beber, muito fresco, sobretudo em momentos de festa, como bebida ideal para brindar, embora a sua qualidade o torne perfeito para harmonizar com inúmeras propostas gastronômicas.

Ao comprar uma garrafa de champanhe, surgem dúvidas se o produto estará ou não em seu ponto ideal de consumo ou, ainda, se poderá estar vencido. Muitas vezes também nos perguntamos se podemos mantê-lo durante a noite na geladeira se sobrar. Champanhe tem validade? Se você já se fez essa pergunta, continue lendo este artigo do umCOMO para descobrir a verdade e também para desfazer algum outro mito sobre esta bebida.

Também lhe pode interessar: Diferença entre champanhe e espumante

Índice

  1. Champanhe tem validade?
  2. Como saber se o champanhe está ruim
  3. Como conservar o champanhe

Champanhe tem validade?

Champanhe vence? É uma pergunta frequente entre os apreciadores de bons vinhos e espumantes e a resposta é não, o champanhe não tem validade por não ser um alimento perecível, embora seja verdade que com o tempo poderá perder, ou ser alterada, alguma de suas características organolépticas referentes à cor, aroma ou sabor.

As garrafas de champanhe que existem em supermercados ou lojas especializadas estão no melhor momento para que você possa desfrutar da bebida com todas as suas propriedades requintadas, pois o processo artesanal de fazer champanhe termina no momento em que é engarrafado, ou seja, salvo exceções (champanhes especiais), é um vinho que não requer 'envelhecimento' posterior, como ocorre com outras bebidas que aumentam de qualidade ao longo dos meses ou anos.

O champanhe não tem prazo de validade, mas seu consumo preferencial (embora esse prazo não apareça no rótulo) varia entre um e dois anos. Após este tempo, pode não estar nas melhores condições.

Validade de champanhe

Sabendo que o momento ideal para beber não deve ultrapassar esse período de um ano – um ano e meio, o problema é saber a data de engarrafamento do champanhe. Em geral, essa data não aparece no rótulo. O que normalmente aparece nele é a safra (ano de colheita) e o número do lote (que pode ou não coincidir com a data de engarrafamento).

Em alguns casos, o que se pode verificar é a data da extração de leveduras, que é o momento em que termina a segunda fermentação do champanhe e são retiradas as leveduras. É a etapa anterior ao engarrafamento. Essa data nem sempre aparece porque não é obrigatória, mas para sua tranquilidade, os champanhes que encontramos nas prateleiras dos supermercados estão com as datas próximo a extração e no momento ideal para o consumo.

Champanhe tem validade? - Champanhe tem validade?

Como saber se o champanhe está ruim

Uma vez que sabemos quanto tempo se pode guardar o champanhe, entre um ano e um ano e meio, para tomá-lo em excelentes condições, surge a questão de como detectar, ao abrir a garrafa, se este vinho de sabor delicado pode ter estragado (não passada a data de validade) e não estar tão bom quanto deveria.

Alguns detalhes que podem lhe dar pistas para decidir se deve tomá-lo ou descartá-lo são:

  • Ao abrir a garrafa, olhe para a rolha porque se o champanhe estiver bem conservado e bom, você verá que depois de alguns minutos a base da rolha, aquela que é inserida na garrafa, se expande um pouco.
  • Observe também a cor que será um tom palha – âmbar.
  • Use o olfato, porque o champanhe tem um cheiro característico, sempre agradável. Se cheira 'estranho' para você, ele perdeu suas propriedades (pode até ter azedado).
  • Ao servir, o champanhe não pode perder as delicadas e finas bolhas. Se faltam, é porque o dióxido de carbono, com o qual a bebida é feita, perdeu suas propriedades.
  • Embora existam diferentes variedades de champanhe, todas têm um sabor característico, suave e mais ou menos frutado. Se tiver um gosto muito ácido quando você provar, o vinho provavelmente ficou ruim.

Como conservar o champanhe

Ao comprar uma garrafa de champanhe, você leva para casa um produto que foi engarrafado há alguns meses (data de extração de leveduras) para que possa apreciá-lo imediatamente. Se preferir guardá-lo para uma ocasião, o ideal é colocar a garrafa de pé em um local escuro, sempre protegendo-a da luz solar direta, e também em um local fresco, onde não fique exposta a altas temperaturas (longe, por exemplo, de fogos de cozinha). Além disso, deve ser um local livre de umidade.

Quando for tomá-lo, coloque-o na geladeira pelo menos 24 horas antes de servir para que fique refrescante. Esta opção é sempre melhor do que colocá-lo no freezer por um tempo, evitando contrastes bruscos de temperatura que possam afetar sua qualidade.

Quanto tempo dura o champanhe depois de aberto

Outra questão é quanto tempo dura uma garrafa de champanhe aberta, e como podemos conservá-la melhor e aproveitar o conteúdo que nos resta. Se sobrar champanhe, coloque na geladeira na posição vertical e ficará bom por pelo menos um ou dois dias, mas para que não perca suas propriedades, você deve fechar a garrafa com uma boa tampa hermética. Colocar uma colher de cabeça para baixo, com o cabo na garrafa, é um mito cuja eficácia não foi comprovada.

Agora que você sabe a resposta para a dúvida comum sobre se o champanhe tem validade, recomendamos que você continue aprendendo sobre bebidas alcóolicas com o nosso artigo sobre as bebidas que menos engordam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Champanhe tem validade?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Champanhe tem validade?