Que procura? ¿Como fazer iogurte natural caseiro? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como fazer iogurte natural caseiro

Como fazer iogurte natural caseiro

Atualmente, nos supermercados podemos encontrar uma grande quantidade de iogurtes, de todos os tipos e sabores. Mas o feito de poder faze-los em casa, tem sempre algum valor acrescentado que o tornará o nosso iogurte muito mais saboroso. Para o fazer, apenas necessita de leite, um pouco de iogurte e seguir os passos que umComo lhe oferece sobre como fazer iogurte caseiro.

Foto: indiaylaluna

Tempo de preparação:

Ingredientes
  • Um iogurte natural (de preferência caseiro)
  • Um litro de leite
Instruções
1

A primeira coisa a fazer é colocar um litro de leite numa panela e deixar cozinhar em lume brando.

Imagem: superinformado.com.br

2

O leite não deve chegar a ferver, apenas deve aquece-lo até uns 95ºC. Como pode não ter um termômetro adequado para controlar a temperatura, esteja muito atento e não deixe o leite ferver.

Imagem: pt.aliexpress.com

3

Retire o leite do lume e acrescente o iogurte (recomenda-se que seja caseiro, mas se é a primeira vez que o faz, use um do supermercado).

4

Misture bem para que se dissolva e forme um líquido homogêneo.

5

Encha os recipientes ou copos com a mistura de iogurte.

Imagem: picstopin.com

6

Coloque-os num recipiente hermético e deixe-os repousar toda a noite.

7

Passado esse tempo, comprove se o iogurte se fermentou e tem a consistência desejada.

8

Coloque-os na geladeira e pode guardar uma pequena porção se pretende produzir mais iogurte caseiro.

9

Lembre-se que o iogurte caseiro não contém aditivos, como por exemplo conservantes, por isso deve consumi-lo num determinado período de tempo.

10

O iogurte é um alimento probiótico e com excelentes benefícios para o organismo. Aproveite todos os benefícios do iogurte caseiro.

11
Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer iogurte natural caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Laticínios.
Necessita
  • Panela
  • Colher
  • Recipientes ou copos de iogurte

Comenta, opina, pergunta sobre como fazer iogurte natural caseiro

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Laticínios e na Newsletter

29 comentários

Dayse Disse: 18-04-2014 Não entendi a dúvida desse tal George,se lá em Ingredientes informa: 1 l de leite, 1 iogurte natura. Acho q é déficit de atenção mesmo. Pobre ranzinza...
Sara Viega Disse: 15-04-2014 Olá Lady, muito obrigada pelo seu comentário :)
LadyBi Disse: 11-04-2014 adorei! vou fazer!
Sara Disse: 07-04-2014 Olá Marcos, obrigada pelo comentário :) Ainda bem que foi útil!
marcos valentim Disse: 06-04-2014 parabéns, em tempos de industrialização, voltarmos a composição natural visar resgatar a harmonia do corpo. Grato!
Selma Disse: 05-03-2014 Eu já fiz yogurte em casa a única diferença é que fervi o leite para não proliferar bactérias nocivas a saúde além m dos lactobacilos.
Glaciane Disse: 27-02-2014 Usuário anônimo, lume é o fogo do fogão. O mesmo que retire o leite do fogo.. Lume é um termo usado na Língua Portuguesa de Portugal.
Sara Disse: 11-02-2014 Vanessa muito obrigada pelo comentário, ainda bem que gostou :)
Vanessa Lelis Disse: 09-02-2014 Nossa, eu fiz a receita e amei!!! Obrigada pela dica!!
Usuário anônimo Disse: 24-01-2014 o que é lume?nem todos sabem
sueli Disse: 18-01-2014 gostaria de saber por que fica meio babento como um quiabo obrigada
João Disse: 15-01-2014 Bem, sempre faço iogurte em casa. Esta receita não está correta. Em primeiro lugar o leite pode sim ser fervido, sempre fervo. O Importante é mistura-lo ao iogurte só quando estiver morno, de modo que você consiga colocar o dedo dentro por 10 segundos e não queimar. Não precisa um pote cheio de iogurte, basta 2 colheres de sopa misturadas ao leite.
Alessandra Marchesini Disse: 07-01-2014 Eu fazia antes e dava certo, eu me informei p/ lembrar. o q fiz de diferente foi com leite em pó e o pote de plástico sela muito e deu tudo errado fiquei com raiva. Alguém sabe o q não deu certoo??
Ale marchesini Disse: 07-01-2014 Deu errado o iogurte, fiquei com muito ódio. Usei leite em pó deixei no fogo quando ele estava bem quente quase querendo ferver desliguei coloquei em um pote de plaśtico e misturei com 1 copo de iogurte natural e ficou a noite inteira depois de 10 h no dia seguinte estava igualzinho não adiantou nada estava horrível só tinha soro e nem deu p/ aproveitar o iogurte foi p/ lixo.
Administrador Umcomo.com.br Disse: 19-11-2013 Olá António, em primeiro lugar obrigado pelo comentário, assim como a todos que têm comentado e dado a opinião. Respondendo à sua pergunta, sim é um pote de iogurte desses que vendem no mercado.
Antonio Disse: 19-11-2013 Assim como o George, também fiquei em dúvida sobre a quantidade de iogurte: é um potinho que vende no mercado?. Obrigado se me responderem.
Dejanira Disse: 15-11-2013 Obrigada pela postagem e o ensinamento de como preparar esta deliciaaaa!!!! Agora vou preparar sempre!!!! Valeuuuu!!!! Bjsss
Fernando de Pessoa Disse: 04-11-2013 O problema desse fulano George é a educação que não recebeu dos pais e não absorveu do mundo. Só isso. Ele é incapaz de compreender o esforço alheio. É um deprimido patológico que só a medicina, aí sim, avançada, vai poder resolver. Passe bem, george, com minúsculas.
ALAIDE Disse: 01-11-2013 POSSO FAZER ESSE IOGURTE NATURAL USANDO LEITE DESNATADO?
António Alexandre Disse: 02-10-2013 Como fazer um iogurte natural?
António Alexandre Disse: 02-10-2013 Tomar sumo não fresco faz mal?
Sandra Disse: 23-09-2013 Posso fazer o iogurte caseiro, com iogurte Danúbio, que é sem lactose e sem gluten, pois tenho doença celiaca e intolerância ao leite
Lex Disse: 05-09-2013 Após adicionar o iorgute natural ao leite eu deixo na propria "leiteira" e envolvo esse recipiente em uma toalha de mesa mesmo para fazer a fermentação deixo repousar a noite toda pela manha esta pronto é só colocar na geladeira.
Laura Disse: 21-07-2013 Gostei da receita do iogurte, a minha dúvida é se ficam sólidos(consistentes). O recipiente hermético pode ser um saco termico sem algo que dê calor para ajudar a fermentação?
Usuário anônimo Disse: 21-06-2013 nao tem informaçoes necessarias..
marta Disse: 17-06-2013 estou satisfeita com oque quis saber!!
george Disse: 30-10-2012 Senhores , parece que não entenderam o que pedi :a quantidade de iogurte para um litro de leite , inclusive no comentario da pessoa , esse tambem não especifiocando . Mas deixam para lá , obrigado pelo esforço . Essas falhas atuais são devidas as maquininhas tradutoras automaticas , e a falta de revisão Estamos no terceiro milenio , seculo 21 , agora imaginem a turma traduzindo 20 seculos atras textos religiosos ou laicos !!! George
Nelson Ferreira Disse: 30-10-2012 George como pode ver nos ingredientes, aquilo que necessita é um (1) litro de leite e um (1) Iogurte. Obrigado pelo comentário.
george  Disse: 24-10-2012 Tudo muito lindo , mas pelo amor de Deus podem especificar mais detalhadamente a quantidade de iogurte natural a adicionar . Um quinto de libra finlandesa , ou dois dedos do copo jamaicano antes da revolução democratica ?! Se responder , agradeceria e muito .