Outras sobremesas

Como fazer torta de mirtilo

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer torta de mirtilo

Mirtilos, ou blueberries, são frutinhas silvestres que apesar de serem nativas dos Estados Unidos, já caíram no gosto dos brasileiros. As receitas são variadas, algumas exaltam os benefícios nutritivos da fruta através de sucos, outras simplesmente existem para ressaltar o sabor docinho e único de fruta silvestre.

Geleias, milk shakes, molho para carne e muffins são algumas das receitas mais populares. A torta de mirtilo é uma receita clássica que além de gostosa tem uma apresentação super bonita.

Ficou com vontade? Então se ligue na receita do umCOMO de como fazer torta de mirtilo.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

  • Massa
  • Recheio

Vai precisar de:

  • Plástico filme
  • Forma para tortas
Também lhe pode interessar: Como fazer torta de maracujá

Passos a seguir:

1

A torta de mirtilo pode também ser feita com massa pronta comprada no supermercado. Mas, a massa também pode ser preparada em casa. Para isso, junte a farinha, a canela e o sal e misture em um recipiente fundo com a gordura vegetal e a manteiga. Use os dedos para amassar até chegar em uma textura de farofa.

2

Bata então em um recipiente à parte o ovo, o vinagre e a água gelada e aos poucos vá adicionando essa mistura à mescla de farinha e manteiga.

3

Vá amassando isso aos poucos até que se forme uma bola com a massa. Divida então a bola de massa em dois discos e embrulhe em plástico filme. Deixe descansar na geladeira por duas horas.

4

Aproveite esse tempo para fazer o recheio. Mescle o açúcar, o suco de limão, 1/2 colher de chá de canela em pó e os mirtilos. Vá misturando com delicadeza e se sentir que a mistura está muito rala, adicione um pouco de farinha.

Como fazer torta de mirtilo - Passo 4
5

Com o auxílio de um rolo, abra um dos discos sobre uma superfície limpa e com farinha e então preencha o fundo e a lateral de uma forma com específica para tortas com essa massa aberta.

6

Acrescente a mistura de mirtilos sobre a massa na forma e passe um pouco de manteiga por cima. Deixe esperar na geladeira.

7

Enquanto isso, abra o outro disco de massa em uma espessura um pouco menos fina do que a base (mais ou menos 0,5 cm de espessura).

8

Corte essa massa em tiras com o comprimento até 5 cm maior do que o diâmetro da forma que você usou.

9

Retire então a torta de mirtilo da geladeira e pincele as bordas com água. Isso ajuda a colar essas tiras que cobrirão a torta e darão um lindo aspecto rústico.

10

Faça então um trançado com essas tiras sobre o recheio e grude as pontas sobre as bordas. Se o comprimento excedeu o diâmetro da torta de mirtilo, apare as pontas.

11

Finalize polvilhando açúcar e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos e então baixe para 170 graus e deixe por mais meia hora. Quando o trançado da cobertura ficar dourado escuro é sinal que já é hora de tirar do forno. Retire, espere esfriar por 1 hora e então sirva.

12

A torta de mirtilo pode ser servida sozinha como sobremesa ou acompanhando sorvete. Também acompanha café. Se você é fã de mirtilos, então não perca as nossas receitas de milk shake de mirtilo e de suco de mirtilos.

Como fazer torta de mirtilo - Passo 12

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer torta de mirtilo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer torta de mirtilo