Bolachas de aveia

Como fazer bolacha integral

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 26 janeiro 2021
Como fazer bolacha integral

Bolachas são uma das melhores opções quando queremos comer algo doce, já que elas podem ser consumidas tanto como sobremesa, quanto como acompanhamento para um café da manhã ou lanche da tarde.

Dessa vez, trazemos aqui uma receita de bolacha integral, alternativa de doce saudável e ideal para preparar com as crianças, já que se trata de um preparo simples e que requer poucos ingredientes.

Se você quer saber como fazer bolacha integral e uma alternativa para fazer bolachas integrais de aveia, não perca este artigo do umCOMO. Mãos à obra!

6 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • 1 recipiente grande
  • Mixer ou fouet
  • Uma espátula
  • Uma assadeira coberta com papel vegetal
Também lhe pode interessar: Como fazer bolachas de canela

Passos a seguir:

1

Para começar a preparar esta receita de bolacha integral saudável, pegue um recipiente e despeje nele os ovos, o açúcar-mascavo e o sal. Misture os ingredientes usando um mixer ou fouet, até que o açúcar se dissolva por completo.

O açúcar-mascavo é mais saudável que o açúcar refinado, mas também pode ser substituído por outros adoçantes, como a stevia, frutas ou mel.

Como fazer bolacha integral - Passo 1
2

Adicione a essência de baunilha e a manteiga à mistura, e volte a mexer. É importante adicionar os ingredientes nessa ordem, e misturá-los um por um à massa antes de incorporar os seguintes, sobretudo os sólidos.

3

Agora chegou o momento de misturar os ingredientes sólidos. Adicione a farinha de trigo, o fermento e a canela à massa. Misture-os com movimentos suaves e auxílio de uma espátula. Se você não tem uma espátula em casa, pode usar uma colher de pau ou, até mesmo, um garfo. Mexa bem até obter uma massa de textura firme.

Como fazer bolacha integral - Passo 3
4

Quando a massa estiver pronta, chega o momento de dar forma às bolachas. Para isso, você deve preparar uma assadeira e forrá-la com papel vegetal. Depois, pegue um pouco de massa com auxílio de uma colher e deposite essa pequena porção na assadeira, repetindo o processo. Certifique-se de que todas as porções para assar tenham o mesmo tamanho.

Para deixar as bolachas redondas, você pode usar uma outra colher, o que funciona melhor do que usar apenas as mãos. Isso porque, por conta da textura mais pegajosa da massa, talvez seja mais difícil manuseá-la, ou seja, recorrer à colher é a maneira mais fácil de dar a forma que deseja.

Como fazer bolacha integral - Passo 4
5

Antes de colocar as bolachas para assar você pode dar um toque ainda mais especial e transformá-las em saudáveis bolachas integrais de aveia. Para isso, adicione alguns flocos de aveia às bolachas já prontas, de forma decorativa. A aveia vai dar um toque diferente e mais crocante à suas bolachas integrais e, de quebra, torná-las uma opção no leque de receitas ricas em fibras.

6

Por último, pré-aqueça o forno a 170ºC, e asse as bolachas, com o calor incidindo por cima e por baixo, por aproximadamente 25 minutos, ou até que fiquem douradas. Cada forno é diferente, ou seja, se você notar que seus biscoitos estão dourados antes dos 25 minutos, você deve tirá-los do forno antes.

Como fazer bolacha integral - Passo 6
7

Após esse tempo de cozimento, deixe que as bolachas esfriem em um outro prato, e pronto! Você acaba de acompanhar a receita do umCOMO de como fazer bolacha integral.

Se quiser conhecer mais receitas de sobremesas e lanches saudáveis, te convidamos a dar uma olhada no menu do umCOMO:

Como fazer bolacha integral - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolacha integral, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você gostou dessa receita e quer experimentar uma variação ainda mais gostosa, adicione um pouco de maçã ou de pera, cortadas em cubos, assim que finalizar o passo 3. Quando a massa, já com textura consistente, for obtida, adicione os pedaços de frutas e misture com as mãos ou auxílio de uma espátula, para que fiquem bem integradas à massa. Com essa mudança simples, você conseguirá uma receita de bolacha integral das mais diferentes.
  • Se você quiser inovar na receita ou dar um toque ainda mais pessoal a ela, também é possível adicionar outros ingredientes, como passas ou gotas de chocolate às bolachas. Lembre-se de que, para manter a receita de bolacha integral saudável, você deve priorizar ingredientes com zero ou poucas quantidades de açúcar.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Como fazer bolacha integral