Especiarias e condimentos da cozinha Africana
Os condimentos e as especiarias são imprescindíveis na gastronomia africana, uma vez que são os encarregados de dar sabor aos molhos que acompanham invariavelmente as bases, nutritivas mas insípidas, de féculas e cereais. Aos frutos, sementes, rizomas e folhas, nos últimos anos acrescentaram-se produtos preparados, como o cubo de caldo concentrado. Em seguida vamos explicar-lhe quais são as especiarias e condimentos da cozinha Africana.
- Amendoim
- Pimentas africanas
- Gengibre
- Cominho em pó
- Egusi
- Ogbono
- Mbongo
- O huru
- Ukazi
- Camarões secos
- Nétélu
Amendoim
O amendoim é a estrelas dos condimentos africanos. São consumidos naturais e tostados, e deles se extrai uma farinha, além do óleo mais utilizado no continente. A manteiga de amendoim é, também, a base de um dos molhos mais usados em toda a África negra.
Pimentas africanas
Picantes e muito aromáticas, ocupam um lugar privilegiado na cozinha africana. São comercializadas secas e frescas e são usadas para condimentar ensopados, molhos e sopas, embora também sejam usadas sozinhas como aperitivo. São ricas em vitamina C e muito digestivas.
Gengibre
As duas formas mais habituais de apresentação deste aromático rizoma são fresco ou seco e moído, mas também podemos encontrar gengibre confeitado e cristalizado. Deve ser utilizado com moderação já que seu sabor é muito forte. Também serve para elaborar cervejas e doces.
Cominho em pó
Quando o cominho é em pó, ele é usado preferencialmente para combinar com outras especiarias. De sabor seco e quente, o cominho costuma ser usado em chutneys (molho picante) ou conserva.
Egusi
Produto típico da África Ocidental, refere-se, na maioria das vezes, às sementes de pistache. São usados para preparar molhos e para espessar sopas. Também acompanha carnes, principalmente frango.
Ogbono
Com as sementes de manga selvagem elabora-se este condimento, muito popular sobretudo na Nigéria, onde é moído para espessar ensopados e tem um sabor característico e uma textura delicada.
Mbongo
Esta especialidade camaronesa de intenso aroma e sabor salgado é usada para elaborar um prato emblemático da cozinha de Camarões: o mbongo tshobi ou pescado em molho negro. Deve ser posto de molho e depois picado finamente para misturá-lo com o pescado malpassado.
O huru
Estas sementes aromáticas pertencem à árvore Monadora. São muito usadas com frequência na Nigéria para dar sabor às sopas. São encontradas na região ocidental do continente africano. Caldo concentrado: os cubos de caldo concentrado são comercializados em unidades separadas e são usados habitualmente esmiuçados para dar sabor às carnes malpassadas e molhos. Costumam ser acompanhados com outros condimentos como alho e pimenta, e os mais populares são os de frango e o de camarão.
Ukazi
Também chamado okazi, este condimento consiste em folhas cortadas em tiras da planta trepadora Gnetum africanum e deixadas para secar. Utiliza-se tradicionalmente para temperar frangos e carnes.
Camarões secos
Consumidos frescos nos países costeiros, os camarões secos e defumados são habituais na maioria dos mercados do continente. São um dos ingredientes mais frequentes nos molhos africanos.
Nétélu
As folhas e sementes da árvore Neré são utilizadas para elaborar uma espécie de mostarda muito comum em vários países africanos. As sementes são fermentadas e desprendem um sabor muito característico e um aroma forte.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Especiarias e condimentos da cozinha Africana, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.