Cozinhar Brócolis

Como fazer brócolis no vapor

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 maio 2020
Como fazer brócolis no vapor

O brócolis é uma verdura que oferece múltiplos benefícios, entre os quais se destacam seu efeito antioxidante e diurético, seu elevado conteúdo em ácido fólico e fibra. Para manter intactas todas as suas propriedades, o mais recomendável é comê-lo cru ou cozinhá-lo no vapor. No entanto, nem todo mundo gosta de ingerir vegetais sem cozinhá-los previamente e, por isso, preferem a segunda opção. Para que você aprenda a preparar este prato tão nutritivo, nesta receita de umComo mostramos como fazer brócolis no vapor passo a passo.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer brócolis com alho

Passos a seguir:

1

Antes de começar a preparação do brócolis no vapor, é necessário limpá-lo. Para isso, recomendamos que consulte nosso artigo sobre como limpar o brócolis, onde detalhamos cada um dos passos para eliminar qualquer resto de terra. Nesta receita vamos utilizar um brócolis, mas você pode usar a quantidade que preferir.

2

Para que seja mais fácil limpar o brócolis e depois cozinhar no vapor, deverá cortá-lo em pedaços pequenos, seguindo as linhas do talo. Feito isto, corte também os talos e reserve-os para elaborar um caldo de verduras em outro momento ou cozinhe-os também junto com o resto das partes do brócolis, conforme sua preferência.

 

Como fazer brócolis no vapor - Passo 2
3

Agora que já tem o brócolis pronto, reserve-o para o momento de colocá-lo na panela. Para cozinhar no vapor precisará de uma panela funda se não dispõe de panela a vapor. Coloque na panela dois ou três dedos de água, dependendo da sua profundidade, e coloque sobre ela um coador para simular uma panela a vapor. Vigie para que o colador não toque a água e ponha a panela para esquentar em fogo alto.

4

Quando a água começar a ferver, coloque o brócolis cortado no coador e tampe para cozinhar no vapor. Deverá deixá-lo durante cinco minutos ao máximo. Se desejar que esteja um pouco mais Al dente, retire do fogo antes. Passado o tempo, verifique se tem a consistência que desejar, retire do fogo e o sirva no prato.

 

Como fazer brócolis no vapor - Passo 4
5

Uma vez no prato, junte sal, azeite e pimenta a gosto para condimentá-lo ou comê-lo puro. O brócolis no vapor é uma receita muito saudável além de rápida de elaborar. Está indicada, sobretudo, para todas aquelas pessoas que queiram baixar seus níveis de colesterol, tenham a pressão arterial alta (neste caso não deverá temperar), ou simplesmente queiram levar uma dieta saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brócolis no vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer brócolis no vapor