Outras receitas de bolos

Como fazer bolo ninho de Páscoa

Como fazer bolo ninho de Páscoa

A Páscoa é uma data festiva em que se reúne a família e se cozinham pratos deliciosos. Os ovos de chocolate e os doces não podem faltar nesta época comemorativa, por isso hoje vamos sugerir uma receita de um bolo muito simples de fazer para a Páscoa. Trata-se do bolo ninho de Páscoa que, recebe este nome por simular, precisamente, um ninho onde se encontram os ovinhos de Páscoa. Se gostou da ideia, não perca mais tempo e continue lendo este artigo de umComo em que explicamos passo a passo como fazer bolo ninho de Páscoa.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o recheio e cobertura:
  • Para decorar:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolo de Páscoa
Passos a seguir:
1

Para fazer o bolo ninho de Páscoa, vamos começar por preparar a cobertura e recheio do bolo. Para isso, parta a tablete de chocolate em pedaços e leve a banho-maria juntamente com a manteiga. Derreta o chocolate e manteiga até ficar um creme cremoso. Se tiver dúvidas quanto a esta técnica, confira o nosso artigo que explica o que é o banho-maria.

Como fazer bolo ninho de Páscoa - Passo 1
2

Em seguida, parta os ovos e separe as gemas das claras e coloque em tigelas separadas. Depois junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada branca. Adicione o chocolate derretido e misture bem até obter uma mistura uniforme.

3

Agora bata as claras em neve e adicione à mistura anterior, fazendo movimentos envolventes com uma espátula. Quando estiver tudo muito bem misturado, coloque o recheio na geladeira.

Como fazer bolo ninho de Páscoa - Passo 3
4

Vamos agora fazer o bolo para o ninho de Páscoa. Para isso, parta os ovos em uma tigela e adicione o açúcar, bata bem até ficar uma mistura fofa.

Depois adicione o fermento, a farinha e o chocolate em pó e misture tudo muito bem. Adicione estes ingredientes aos poucos para ser mais fácil de misturar.

Como fazer bolo ninho de Páscoa - Passo 4
5

O bolo ninho de Páscoa carateriza-se por ser um bolo alto com um buraco no meio, por isso você deverá fazer o bolo numa forma com um buraco no meio. Caso não tenha uma forma assim, pode dividir a massa do bolo por duas formas mais baixas e, depois é só colocar um bolo sobre o outro e fazer um buraco no meio.

Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha e verta a massa do bolo nela.

6

Leve o bolo de chocolate ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Para conferir que o seu bolo está pronto, espete um palito e, se este sair limpo é porque já pode tirar o bolo do forno. Uma vez que o seu bolo esteja cozido, pode desenformar e deixar esfriar.

Como fazer bolo ninho de Páscoa - Passo 6
7

Caso você tenha feito o bolo de chocolate em uma forma com um buraco no meio, terá de cortar o bolo ao meio e rechear com uma das partes do recheio feito no início. Se optou por fazer dois bolos, basta colocar no meio deles o recheio. Coloque o recheio também no buraco do bolo e utilize o recheio como cobertura do bolo.

8

Agora vem a parte mais divertida desta receita de bolo de ninho de Páscoa, a decoração. Você deve polvilhar todo o bolo com chocolate granulado ou, na falta dele pode raspar uma tablete de chocolate. Depois decore em cima com os fios de ovos, os ovinhos de chocolate e amêndoas. Se tiver algum bonequinho de coelho em casa, também pode colocar no topo do bolo.

Como fazer bolo ninho de Páscoa - Passo 8
9

E pronto, já tem o seu bolo de ninho de Páscoa feito! Se quiser também pode fazer os seus próprios ovinhos de chocolate e as amêndoas para decorar o seu bolo, seguindo estas receitas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo ninho de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Conserve o seu bolo de ninho de Páscoa na geladeira até à hora de servir.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
idalina
Este receita e uma delicia.
Porem, em vez de cobertura de chocolate fiz uma cobertura branca de queijo creme.
Fiquei vossa fa de Toronto.
Obrigado.
Feliz Pascoa 2021, dentro do possivel..
1 de 6
Como fazer bolo ninho de Páscoa