menu
Partilhar

Como fazer suco de limão sem açúcar

 
Por Ketlyn Araujo. 10 março 2021
Como fazer suco de limão sem açúcar

A limonada é uma das bebidas mais refrescantes, já que tomar um bom suco de limão nos ajuda a matar a sede e, ainda, regular a temperatura do corpo, já que é fonte de sais minerais e outros nutrientes. O preparo da limonada é outro ponto positivo, já que não requer muitas etapas e todas elas são bem simples.

Porém, o sabor naturalmente cítrico e ácido da bebida faz com que muita gente opte por adicionar uma quantidade considerável de açúcar na receita, o que torna o suco de limão fonte de açúcares e, logo, de calorias. Por isso, no umCOMO, queremos te ajudar a preparar esta receita fácil de suco de limão sem açúcar. Siga as dicas deste post para entender como fazer suco de limão sem açúcar!

3 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer suco de açaí
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer essa receita de suco de limão sem açúcar, pegue um dos limões, role-o sobre uma superfície plana enquanto o aperta um pouco e, depois, faça isso com o restante das frutas. Fazer esse movimento com os limões, apertando-os com cautela, é um método que vai facilitar na hora de espremê-los.

2

Depois disso, corte cada fruta na metade e comece a espremer os limões, com auxílio de um espremedor de frutas, seja ele manual ou elétrico. Conforme o recipiente do espremedor for enchendo com o suco dos limões, despeje-o em uma jarra ou pote grande para preparar ali a limonada caseira sem açúcar.

Como fazer suco de limão sem açúcar - Passo 2
3

Dessa forma você já irá obter a limonada mais natural e básica possível. Porém, se você não gosta tanto assim do sabor do suco de limão natural, sem outros ingredientes, por conta da acidez, pode adicionar mel ou xarope de agave. São dois ingredientes que contêm açúcares naturais, ou seja, se você comprar mel ou xarope de agave estará adicionando pouquíssimas quantidades de açúcar à receita, o que a torna muito mais saudável do que quando usamos açúcar refinado ou adoçante.

Se você quiser dar um toque levemente adocicado, mas natural, à sua receita de suco de sem açúcar refinado, adicione 4 colheres de sopa de mel ou xarope de agave, mexendo bem para que tudo fique integrado.

Como fazer suco de limão sem açúcar - Passo 3
4

Quando o mel ou o xarope estiverem bem misturados, se quiser, adicione um pouco de gengibre em pó e volte a mexer o suco. Dessa forma você irá obter umasuco de limão sem açúcar refinado e nem adoçante, mas com mais sabor e ainda mais refrescante graças ao gengibre. Não exagere na quantidade do gengibre, viu? O sabor poderá ficar picante em excesso.

Como fazer suco de limão sem açúcar - Passo 4
5

Para finalizar a sua receita de suco de limão com poucas calorias, adicione água gelada na jarra para consumir uma limonada light e refrescante.

Divida o suco de limão sem açúcar a em dois ou três copos. Depois disso, adicione uma rodela de limão ou uma tirinha da casca, além de vários cubos de gelo em cada copo. Se quiser, você também pode adicionar um pouco de menta à receita, que vai dar ainda mais sabor para a bebida.

Recomendamos, ainda, que você aprenda como fazer limonada rosa ou pink lemonade, caso queira apresentá-la de um jeito ainda mais original.

Como fazer suco de limão sem açúcar - Passo 5
6

Depois de descobrir como fazer suco de limão sem açúcar, pode ser que você também queira saber se é possível congelar a limonada caso ela sobre, para conservá-la em bom estado por mais tempo.

A limonada pode ser congelada caso o suco dos limões tenha sido espremido de maneira correta, tirando as sementes antes. Além disso, você deve colocar o suco em forminhas ou baldinhos de gelo e colocá-los no freezer - você terá cubos de gelo que, em vez de serem feitos de água, são de suco de limão. Congelando a limonada dessa forma, ela pode ser conservada por um período mínimo de 4 meses, desde que guardada no congelador.

7

Se você quer saber como conservar limonada caseira sem precisar congelar o suco, lembre-se de que ela tem capacidade de durar aproximadamente 2 semanas sem refrigeração, ou seja, em temperatura ambiente desde que não fique perto de fontes de calor na cozinha. Ainda assim, recomendamos que você guarde a limonada no interior da geladeira, para que possa ser conservada ainda melhor, fique geladinha e não perca o sabor.

8

Por fim, também é importante que você saiba sobre os nutrientes presentes na limonada, e sobre quais os benefícios que o suco de limão oferece ao nosso corpo. Destacamos alguns:

  • Ajuda na hidratação do corpo: muita gente não bebe a quantidade de água suficiente para o corpo diariamente e, portanto, consumir um copo de limonada ajuda a manter os níveis corretos de hidratação. Como posso saber se estou bem hidratado? Simples, basta observar a cor da sua urina, que deve estar praticamente límpida
  • Facilita a digestão: o ácido presente no limão contribui para a quebra dos alimentos consumidos dentro do corpo, o que ajuda os ácidos estomacais.
  • É uma ótima fonte de vitamina C:. meio limão espremido fornece mais de 1/6 da quantidade de vitamina C necessária para o nosso corpo a cada dia, sendo essencial para a recuperação de lesões e proteção das células.
  • É antioxidante: o limão fornece fitonutrientes e propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento.
  • Ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins: auxilia pessoas com deficiência do chamado citrato urinário, ou seja, uma variedade de ácido cítrico. Também ajuda a prevenir a desidratação, uma das principais causas de cálculos renais.
  • É fonte de potássio: o limão contém esse mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, contribuindo para o transporte de nutrientes e para a comunicação dos nervos dos músculos. Além disso, ele neutraliza uma parte do sal e seus efeitos sobre a pressão arterial.
  • É fonte de terpeno limoneno, uma espécie de componente que fortalece o sistema imunológico e previne resfriados.
  • O consumo de limonada caseira ajuda a manter o cérebro e o sistema nervoso saudáveis ​​graças à tangeretina, um tipo de fitonutriente que é principalmente encontrado na casca do limão. Por isso é sempre bom adicionar uma fatia, uma tirinha da casca ou raspas de limão sempre que preparar o suco.
  • Também equilibra o pH devido ao seu efeito alcalinizante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer suco de limão sem açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer suco de limão sem açúcar
1 de 5
Como fazer suco de limão sem açúcar

Voltar ao topo da página