menu
Partilhar

Como fazer Hidromel

Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 dezembro 2020
Como fazer Hidromel

O hidromelé umabebida alcoólica feita a partir da fermentação, como o vinho e a cerveja, mas diferente dessas outras, a fermentação do hidromel é feita de mel e água. A bebida é muito conhecida pelas pessoas, principalmente nas mais variadas versões de histórias famosas da mitologia.

Por mais que não seja comum encontrar hidromel para se vender por aí, não existem grandes dificuldades na sua confecção. Neste artigo do umCOMO te explicaremos passo a passo como fazer hidromel de maneira simples, na sua casa. Anote as dicas!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer caipiroska
Passos a seguir:
1

Inicialmente, limpe todos os instrumentos que serão utilizados na confecção do seu hidromel, não somente limpe mas esterilize cada um deles com uma solução diluída de água sanitária e depois enxague muito bem para eliminar os resíduos desta água.

Os instrumentos devem ser muito bem limpos pois a fermentação pode estimular o desenvolvimento de bactérias ou fungos que existam nos recipientes. Inclusive, onde você vai armazenar o seu hidromel, por isso, confira este outro artigo do umCOMO sobre como esterilizar frascos, você pode fazer o mesmo passo a passo para a sua garrafa de vidro. Com tudo limpo, vamos à receita de hidromel.

2

O primeiro passo da sua receita de hidromel é misturar o mel com a água em uma panela e levar ao fogão, a medida deve ser para cada porção de mel o triplo de água. Exemplo: se você vai usar 500 ml de mel, use 1500 ml de água.

Como fazer Hidromel - Passo 2
Imagem: comofas.com
3

Aqueça a mistura em fogo baixo lembrando de mexer constantemente para que o mel não se cristalize ou se caramelize. Esta mistura é conhecida por mosto, uma mistura destinada a fermentação alcoólica.

4

Agora vamos a levedura. Você deve colocar em um recipiente a quantidade de levedura equivalente ao total de mosto que está sendo preparado seguindo a seguinte proporção: 1 pacote de levedura a cada 4L de mosto. Neste passo adicione um copo de mosto à levedura separada no recipiente.

5

Agora você deve misturar um pouco de água com o fermento, misture e aqueça-os antes de misturar com o mosto principal. A diferença de temperatura entre o fermento e o mosto deve ser igual ou inferior a 10º, para não afetar a qualidade do seu hidromel.

6

Misture o fermento e a mistura de levedura ao mosto, e mexa bastante. Nesta parte do processo é essencial mexer bastante a mistura para ajudar a levar oxigênio ao mosto, substância essencial para que ocorra a fermentação.

7

Coloque o mosto num recipiente, grande o suficiente para caber o líquido mas não o suficiente para sobrar muito espaço com ar. Este recipiente deve ser transparente para que você possa verificar os sinais de fermentação.

8

Deixe o recipiente em um local seco e de preferência sem incidência de luz. Ao decorrer dos dias em que o mosto fica descansando você deve verificar os sinais da fermentação. Sempre que houver borra acumulada no fundo da garrafa você deve trasfegar (ato de passar o líquido de uma garrafa para a outra), mas utilizando apenas a influência da gravidade para isso, tente não deixar o líquido entrar em contato com o oxigênio por muito tempo, pois a oxidação vai afetar a qualidade do seu hidromel.

Como fazer Hidromel - Passo 8
Imagem: goodbyejohanna.blogspot.com
9

E agora, como toda bebida fermentada vem a hora de deixar descansar. O mínimo para um hidromel de qualidade é o tempo de 6 meses de descanso, mas se você quer apreciar uma boa bebida recomendo que espere um ano para que ela esteja 100% pronta.

Tenha paciência, pois a espera para apreciar a sua receita de hidromel valerá a pena. Se você curte bebidas doces como o hidromel, não deixe de conferir também como fazer licor de abacaxi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Hidromel, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Nilda Stella de Macedo Barbosa
Olá , bom dia! Gostaria informações de como obter o fermento e os nutrientes para a levedura. Muito obrigada
A sua avaliação:
Sibeli
Se escreve mexa e não mecha....por favor
A sua avaliação:
oswalney
Não aqueça o mel a 70ºC a nao ser que tenha deixado impurezas cairem nele. A levedura faz o trabalho dela matando o fermento natural do mel e trazendo a bebida para a formatação do fermento que voce usou. No caso dessa usada, o hidromel terá forte aroma de mel, e como voce nao usou um densimetro para controle, sua bebida irá ficar seca. Muitos hidromeleiros nao usam agua sanitaria, preferem lavar e para sanitizar usar o iodo na proporção correta de 12,5 partes por milhao, pois o risco de transformar a bebida em vinagre de mel é grande quando se usa cloro. Fazer hidromel, vinho e cerveja é uma arte! Mas pode ser dominada facilmente se souber o que esta fazendo.
Editor umComo.com.br
Oi Oswalney! Muito obrigada por partilhar essas dicas, valeu :)
Joaquim
vc tb pode utilizar o pac 200 para sanitarizar, ele é muito eficaz no caso das cervejas!
A sua avaliação:
jose gomes
gostei e porque muito de aprender vou tentar fazer gosto de aprender
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer Hidromel
Imagem: comofas.com
Imagem: goodbyejohanna.blogspot.com
1 de 3
Como fazer Hidromel

Voltar ao topo da página