PARTILHAR

O que é Club Soda

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é Club Soda

A Club Soda foi criada no século XVIII na Inglaterra por Joseph Priestley, como tantas invenções esta foi mais uma que ocorreu de um acidente. Joseph colocou um recipiente com água sobre um tonel de cerveja. Com a fermentação da cerveja, esta acabou por se misturar com a água, dando-lhe um travo diferente. Acabou por produzir mais para os seus clientes que gostaram bastante dessa água com gás. A Club Soda atualmente é produzida através da dissolução de dióxido de carbono na água, dando origem ao ácido carbônico. Neste artigo do umComo vamos explicar o que é Club Soda.

Também lhe pode interessar: Como fazer um mojito sem álcool

Para que serve

A Club Soda é um dos principais componentes dos refrigerantes, é com ela que existe a carbonação. Em algumas bebidas alcoólicas também é utilizada para baixar o nível do álcool da bebida tornando-a mais acessível de consumir. Também é excelente para remover manchas da roupa devido ao gás que contêm. Como água com gás refrigerante a Club Soda tem vindo a apresentar sabores distintos, umas vezes mais minerais, outras mesmo com aromas de limão ou de morango/framboesas.

O que é Club Soda - Para que serve

Outras utilidades

Inicialmente quando foi criada ela ajudava principalmente a nível digestivo. Para quando comemos em demasia e nos sentimos fartos, o consumo de Club Soda ajudava a liberar o gás acumulado no estômago liberando pressão e aliviando aquela sensação de cheio. Hoje em dia serve como um refrigerante mas sem a adição extra de açúcar e outros componentes.

O que é Club Soda - Outras utilidades

Diferenças entre as águas com gás

Poderíamos pensar que toda a água com gás é resultado desse processo de carbonação da água mas não é bem assim. Existem quatro tipos de água com gás, passamos a explicar:

  • Água mineral gaseificada: esse tipo de água já sai da nascente com o próprio gás, ela é depois engarrafada e vendida para o mercado. Todo o gás e minerais presentes são naturais.
  • Água Seltzer: é uma alternativa barata à água mineral gaseificada, é água simples a que foi adicionado gás.
  • Club Soda: ao contrário da seltzer, na Club Soda adicionam minerais e também aromas diferentes para melhorar o sabor.
  • Água Tônica: de todas é a que tem o sabor mais distinto por conta da adição de quinino e por isso é utilizada mais para coquetéis como o Gin Tônico.
O que é Club Soda - Diferenças entre as águas com gás

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Club Soda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marlei Borges
Diante do artigo, a Club Soda é considerada água gaseificada ou um refrigerante?
Erenice Batista
Quero aprender...
O que é Club Soda
1 de 4
O que é Club Soda

Voltar ao topo da página ↑