Partilhar

Como fazer galinha caipira

 
Por Márcio Menino. Atualizado: 1 dezembro 2017
Como fazer galinha caipira

Um casal amigo vem de visita e você quer fazer um prato simples mas ao mesmo tempo saboroso e que alimente. Felizmente a galinha caipira estava em promoção no supermercado e acabou por pegar um bom pedaço e trazer para casa. Está na hora de preparar o prato, eles vão chegar cedo para almoçar e em seguida é hora de passeio. Carne de ave é o ideal para dar energia e não provocar indigestão quando estiverem passeando. Neste artigo do umCOMO vamos explicar como fazer galinha caipira.

4 convidados Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer fígado de galinha na chapa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Inicialmente vamos verificar que a pele da galinha caipira está livre de penas, não queremos encontrar penas no prato quando estivermos comendo. Depois disso conforme o seu gosto pode retirar um excesso de gordura da carne da galinha. Deixando apenas um pouco para dar gosto ao prato. De seguida colocamos o suco de meio limão e acrescentamos a pimenta do reino a gosto.

Como fazer galinha caipira - Passo 1
2

Acendemos o fogão e colocamos a panela de pressão em lume alto, juntamos três colheres de sopa de azeite de oliva até cobrir o fundo. Dependendo do tamanho da panela pode ter de colocar mais ou menos azeite. Deixe ele começar a ferver e assim que estiver fervendo coloque a galinha na panela com a pele para baixo, para que a pele fique um pouco dourada. Vire a galinha e deixe cozinhar um pouco a outra parte. Retire a carne quando já estiver um pouco dourada e repita o processo até toda a carne estar igual.

3

Baixe o lume até ficar brando. Altura de colocar a cebola picada e o alho picado. Misture até ficarem com uma cor dourada. Está vendo aquele caldo que ficou da carne? Aproveite e coloque também para aumentar o gosto do prato final. Para quem gosta pode colocar uma colher de sopa de colorau, para quem não gosta pode colocar só um pouquinho. Misture bem os ingredientes e devolva os pedaços da galinha na panela.

Como fazer galinha caipira - Passo 3
4

Agora que temos tudo misturado vamos colocar aos 500 ml de água. A água pode ser fria. Está na altura de colocar o caldo de galinha caipira. Misture bem para que o caldo dissolva e verifique o sal. Se for colocar sal junte apenas um pouco porque ainda terá de colocar mais ingredientes e se colocar demasiado pode estragar o prato. Tape a panela e aumente o lume para alto até iniciar a pressão.

Como fazer galinha caipira - Passo 4
5

Após iniciar a pressão vamos baixar o lume e deixar cozinhar durante 30 minutos. Quando terminar o tempo, retire a tampa e verifique se a carne está macia. Aumentamos de novo o lume para alto, a fim de secar um pouco o caldo, dando a ele um aspeto mais de molho, a galinha deve ficar assim de 5 a 10 minutos. Finalmente juntamos o pimentão vermelho e o amarelo e misturamos com cuidado para não danificar a galinha caipira. Deixamos assim por uns 5 minutos. Fique atento para saber quando o molho está apurado ao seu jeito, ao seu gosto. Para quem gosta pode colocar um pouco de cebolinha e de salsa a gosto e misturar tudo muito bem. Desligue o lume e a sua galinha caipira está pronta a servir.

Se gostou desta receita, então não perca também a nossa receita de canja de galinha.

Como fazer galinha caipira - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer galinha caipira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer galinha caipira

O que você achou da receita?

Como fazer galinha caipira
1 de 5
Como fazer galinha caipira

Voltar ao topo da página