Outros pratos do mundo

Receita de aligot de batata

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 30 março 2017
Receita de aligot de batata

O aligot, um purê de dois queijos e batata, ganhou fama após ser revelado como um dos pratos carro-chefes do jurado do MasterChef e chef reconhecido, Henrique Fogaça. A receita é conhecida por ser extremamente saborosa, ideal para acompanhar carnes, com um aspecto de fácil mas que na verdade exige algum conhecimento para que a mescla de dois tipos de queijos diferentes com a batata atinja o ponto perfeito. Se você tem vontade de aprender como fazer o aligot perfeito, o umCOMO preparou dicas e buscou um receita de aligot de batata ideal para impressionar sem errar.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela
Também lhe pode interessar: Como fazer bacalhoada
Passos a seguir:
1

Para fazer aligot de batata, leve em conta que essa é uma receita francesa. E na França, diferente do Brasil, as medidas para receitas não são feitas "colheres" ou "xícaras". Portanto, para que o seu aligot saia perfeito, tente seguir as medidas à risca.

Se os queijos ainda não estiverem ralados, rale-os em lascas bem finas. Lave bem as batatas e acomode-as (com casca) em uma panela com água e sal. Coloque 1 colher (sopa) de sal para cada 2 litros de água e deixe ferver.

Receita de aligot de batata - Passo 1
2

Para saber se as batatas já estão no ponto de purê, observe se as cascas começam a rachar. Se você perceber que sim, já é hora de desligar o fogo para descascar as batatas. Você pode descascá-las com elas ainda quente, será até mais fácil, apenas tome cuidado para não se queimar.

Receita de aligot de batata - Passo 2
3

Então, amasse-as com um garfo ou espremedor de batatas e misture a manteiga às batatas quentes em uma panela ainda com o fogo desligado. Acenda o fogo e adicione o creme de leite, não mexa enquanto ele esquenta.

Receita de aligot de batata - Passo 3
4

Quando perceber que o creme de leite esquentou, abaixe o fogo e mexa o purê para que tome uma consistência junto com o creme de leite. Com o purê bem quente, você deve ir adicionando os dois tipos de queijo sempre na mesma proporção. Esse é um dos segredos para ter o aligot perfeito.

5

Continue mexendo em fogo baixo enquanto o queijo vai derretendo. Não parar de mexer nessa etapa até que atinja o ponto é essencial para que o aligot fique igual ao do Fogaça. Para checar a consistência, eleve a colher que você está mexendo e repare se ele parece viscoso e elástico.

6

No MasterChef, Fogaça já disse aos participantes que o ponto do purê do aligot deve escorrer da colher com o aspecto de um frio grosso. Se o seu purê chegou a esse ponto, você já pode apagar o fogo e servir o seu aligot de batata com algum acompanhamento.

Se você deseja apresentar o prato com um visual mais elaborado, é legal você saber que quanto mais frio, mais fácil é moldar o purê de aligot de batata.

Receita de aligot de batata - Passo 6
7

Algumas sugestões de acompanhamentos que combinam com o aligot de batata do Fogaça são:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receita de aligot de batata, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
Marco Teixeira
Receitas
1 de 5
Receita de aligot de batata