Como limpar um peru

Como limpar um peru

Para que o peru chegue perfeito e saboroso à mesa ele passa por diferentes etapas que exigem técnicas variadas. Uma das fases mais importantes é a da limpeza. Limpar um peru corretamente é essencial para ajudar tanto no sabor ideal quanto na segurança e saúde dos que vão comê-lo.

Seguir esse procedimento à risca é importante para que não haja a possibilidade de restarem penas, miúdos ou carne estar crua na hora de servir. Se você tem essas preocupações, fique tranquilo e siga as orientações do umCOMO sobre como limpar um peru.

Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

No caso de você ter que limpar um peru que foi comprado diretamente na granja, pode ter que depená-lo se o seu plano é assar, fritar ou defumar o peru inteiro. Para tirar as penas mergulhe a ave em água quente (cuidado para não se queimar) e utilize as suas mãos para arrancar as penas.

2

Já com o peru sem as penas, busque o ponto que fica exatamente entre a cauda e o peito e então faça um corte de uma perna a outra.

3

Insira a sua mão no espaço entre os intestinos e as costas e puxe o pulmão, o coração e o fígado, que devem trazer as entranhas juntas automaticamente.

4

Enxague com água corrente limpa e deixe escorrer.

5

Com coragem corte o pescoço e tire a traqueia, o esôfago e a papada. Deixe o sangue escorrer por essa cavidade e mantenha a ave fria com gelo.

6

Embale o peru em um saco plástico e se não for prepará-lo no dia, congele-o.

7

Mesmo que você já tenha comprado o peru congelado e "limpo" ele requer uma atenção especial antes de ser temperado e assado. O primeiro deles é descongelá-lo completo e corretamente. No caso de sobrarem partes congeladas elas podem não assar, o que resultará em partes cruas e perigosas à saúde

Para descongelar o peru leve-o embalado (isso é importante para evitar contaminação) a uma bacia com água fria e calcule que a água descongela um quilo do peru a cada 30 minutos. Confira o peso do seu peru, faça a conta de quanto tempo será necessário e troque a água a cada meia hora.

Se você gosta de fazer as coisas com mais antecedência pode descongelar o peru na geladeira, calcule o tempo de 24 horas para cada 5 quilos de peru.

8

Para limpar um peru já descongelado, retire a embalagem sobre uma bacia e evite que a água do peru espirre pela pia e pela cozinha. Uma dica é fazer um furinho antes de abrir a embalagem para deixar a água escorrer e evitar que espirre na hora de abrir.

9

Passe o peru descongelado e desembalado sobre água corrente. Esse é o momento ideal para verificar se não sobraram penas ou conferir se o saquinho de miúdos está lá dentro. Faça isso por dentro e por fora quantas vezes achar que for necessário.

Se restarem penas, tire elas com as suas próprias mãos.

10

Remova o lacre que une as coxas da ave e então limpe por dentro dessa cavidade. Vire o peru de ponta-cabeça e limpe a cavidade de trás que provavelmente está coberta por uma pele. Nesse momento vale checar se o peru está realmente descongelado. Se você observar pequenos cristais de gelo, retire com as suas mãos, se forem muito grandes, passe o peru pela água apenas pelo tempo suficiente para que eles derretam.

11

Para finalizar a limpeza do peru, deixe a água escorrer e enxugue a ave com papel toalha. Preste atenção para que pedaços de papel não grudem na carne. Após seco, está pronto para ser transferido à assadeira onde será preparado.

12

Agora limpe a bancada e os utensílios em que você esteve manuseando peru e continuará o preparo. Utilize uma mistura de água sanitária e água ou algum spray antibacteriano e enxague com água quente.

Lave as mãos com água quente e sabonete antibacteriano. Agora você já sabe como limpar um peru está pronto para poder seguir os próximos passos e rechear o peru.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um peru, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.