Como fritar lulas

Como fritar lulas

As lulas empanadas ou fritas são uma receita popular e deliciosa, muito típica como aperitivos, por isso são sempre uma excelente opção para servir como entrada ou como petisco quando recebemos convidados em casa. O problema é quando nos atrevemos a fazer lulas fritas e elas não saem igual às do bar ou do restaurante, isto é, com o mesmo sabor e crocância. Afinal, o que estamos fazendo de errado no momento de fritar esse delicioso petisco? No umCOMO explicaremos a você passo a passo como fritar lulas para que fiquem deliciosas e perfeitas, como se estivessem servidas na mesa do bar. Vamos começar!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro que você deve ter claro é que na hora de fritar lulas e obter o melhor resultado o ideal é esquecer o molusco na versão congelada e optar pela versão fresca, desta forma sua entrada ficará bem mais saborosa.

Você pode comprar os anéis de lula já cortados na peixaria, pois muitos estabelecimentos vendem este formato já pronto para fritar, ou optar pela lula inteira e cortá-la em casa.

2

Se optar pela segunda opção, isto é, a lula inteira, você precisará de duas lulas grandes que servirão quatro pessoas. Será importantíssimo limpá-la adequadamente para que o resultado final seja perfeito.

Para isso, retire a parte rígida ela tem no interior, limpe-a por dentro, retirando as vísceras, retire a pele puxando com as mãos ou com a ajuda de uma faca e corte a cabeça e os tentáculos para descartar. Depois, coloque-as debaixo de água corrente.

Para detalhes sobre como limpar uma lula, você também pode acessar este outro artigo do umCOMO.

Uma vez que elas estiverem limpas você só deverá cortá-las em rodelas.

3

Mergulhe os anéis de lula em um recipiente com leite, tampe bem e coloque na geladeira durante duas horas. O leite permitirá que a farinha grude adequadamente, impedindo que, na hora de fritar, ela se solte da lula. Além disso, esse truque também servirá para te dar uma lula frita com aspecto mais macio.

4

Decorridas as duas horas, tire as lulas da geladeira, escorra o leite e prepare-se para fritá-las. Neste momento você deverá pegar a farinha para empanar, espalhá-la em um prato ou vasilha e condimentá-la com sal a gosto. Você também pode acrescentar à farinha especiarias de acordo com o seu gosto.

Caso você tenha intolerância à glúten, pode utilizar farinha de milho para empanar suas lulas fritas.

Empane as lulas com esta mistura e prepare-se para fritá-las.

5

Chegou a hora de fritar as lulas. Coloque em uma frigideira óleo ou azeite de oliva em abundância e ponha-a em fogo médio. O azeite de oliva dará mais sabor às suas lulas fritas. É importante que o azeite esteja muito quente antes de começar a fritá-las, isso faz toda a diferença em relação à crocância que elas vão adquirir.

Uma vez no ponto, acrescente as lulas e vá fritando pouco a pouco. Vire as lulas só quando tiver certeza de que se encontram bem douradas do outro lado.

6

Uma vez que estiverem prontas tire as lulas fritas da frigideira e coloque em um papel absorvente para eliminar o excesso de azeite e gordura. Deixe absorver um pouco a gordura e depois sirva acompanhadas do molho de sua preferência: o popular aioli, muito típico na Espanha, ou com um delicioso molho tártaro que também combina perfeitamente com este famoso prato. Um molho de alho também vai super bem com essa receita!

Finalize com um limãozinho e nunca mais você precisará ir ao bar para se deliciar com maravilhosas lulas fritas. É importante ressaltar, inclusive, que o passo de acrescentar limão à receita, só deve ser feito ao final, pois temperar as lulas com limão antes de fritá-las pode deixá-las com aspecto borrachudo. Bom apetite!

Se você curte receitas com frutos do mar, não deixe de conferir também como fazer camarão frito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fritar lulas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se quiser utilizar as lulas congeladas para a receita, certifique-se de que elas estejam bem descongeladas antes de começar o processo, para que fiquem com mais sabor.