Como fazer yakult

Como fazer yakult
Imagem: bioretro.eco.br

Com certeza você já tomou yakult em algum momento da sua vida, esta bebida serve para regular a flora intestinal, o que é ótimo para pessoas que costumam sofrer de inchaço, flatulência ou obstipação. Se tem crianças em casa que tenham ficado doentes, deve aproveitar esta receita e durante algum tempo, dar-lhes yakult para fortalecer a flora intestinal e recompor as bactérias boas no intestino. Se você tomou algum antibiótico recentemente deve pelo menos durante uma semana tomar yakult para voltar a recompor o seu organismo. Torna-se muito mais econômico fazer yakult caseiro do que comprar os potinhos pequenos no supermercado. Neste artigo de umComo vamos explicar como fazer yakult em casa.

6 convidados Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer yakult caseiro você vai precisar de alguns frascos médios de vidro ou uma garrafa de vidro grossa com tampa. Deve esterilizar os frascos antes de usar, para que o seu yakult não tenha nenhuma bactéria má. Para isso, deve pegar num funil e despejar água a ferver para dentro da garrafa que você vai usar, deixe a água arrefecer e depois despeje.

2

Com a sua garrafa esterilizada é hora de aquecer o leite no fogo médio, deve ter atenção porque ele não deve ferver, se ferver mata as bactérias boas do leite e o nosso yakult não vai ter os seus efeitos benéficos.

3

Com o leite a deitar fumaça desligue o fogo, derrame o leite através do funil para a sua garrafinha de vidro. Agora deve deixar arrefecer um pouco, só pode juntar os frasquinhos de yakult quando o leite atingir os 35ºC. Se você não tiver um termômetro de alimentos, pode saber que o leite atingiu essa temperatura quando conseguir agarrar a garrafa com as duas mãos por uns 10 segundos seguidos sem se queimar.

Veja também: Como fazer kefir de yakult

Imagem: embalagemsustentavel.com.br
4

Quando o seu leite arrefecer o suficiente, atingindo os tais 35ºC, deve juntar os yakult, despejando o líquido pelo funil da garrafa. Após essa etapa deve fechar a garrafa, cuidado para não tocar na tampa do lado de dentro ou no gargalo. Antes deste processo higienize as mão com álcool para não haver contágio de bactérias nocivas para a saúde.

5

Dê uma mexida na garrafa para misturar bem os yakult e o leite, depois deve deixar repousar esta mistura por 12 horas, num local quente. Pode colocar a garrafa no forno, desligado ou então cobri-la com uma manta e guardá-la num cantinho da cozinha ou da sala.

6

Doze horas depois ao abrir a tampa da sua garrafa deve cheirá-la, se cheirar gostoso a iogurte, então todo o processo correu bem e podemos passar a fase seguinte. Coloque a sua garrafa na geleira até ficar bem fresca.

Imagem: nutridaspanelas.blogspot.com
7

Quando o seu yakult estiver geladinho deve fazer uma calda de açúcar mascavado, misture a água e o açúcar e coloque no lume baixo, deve ir mexendo até que este preparado se assemelhe a uma calda, quando atingir esse ponto deve desligar o fogo e verter a calda para dentro da garrafa através de um funil.

8

Dê mais uma misturadinha para envolver bem a calda de açúcar no yakult e leve à geleira por mais uma hora. Terminado esse tempo você pode provar o seu delicioso yakult mas atenção não beba o litro de yakult todo de uma vez porque aí, você vai ter dificuldades de sair do banheiro.

9

Deve tomar ou dar à criançada apenas um copinho de yakult por dia, pode ser antes do café da manhã para o corpo absorver melhor os benefícios do yakult. Melhorando a sua flora intestinal melhora também o seu humor e o seu peso, ninguém gosta de se sentir inchado não é? Aproveite esta receita e coloque o intestino do povo aí de casa a funcionar bem.

Sugestão: Como fazer kombucha do zero

Imagem: catraquinha.catracalivre.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer yakult, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.