Como fazer whisky caseiro

Como fazer whisky caseiro

O whisky é uma bebida destilada muito comum e consumida no mundo todo. Ainda que pareça complicado, a elaboração do whisky, ao contrário de outros destilados, é muito fácil e pode ser feita comodamente de uma maneira adaptada em casa, passando apenas pela fermentação sem a destilação.

Se você gosta desta bebida ou quer surpreender os seus convidados, preste atenção neste artigo do umCOMO em que explicamos como fazer whisky caseiro. Com estes passos você conseguirá uma bebida pessoal que lembra muito o whisky e com um sabor próprio impossível de encontrar nas lojas. Anime-se e adicione ao seu whisky a ousadia de tê-lo feito você mesmo.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A seleção de um bom milho determinará todo o processo de produção do seu whisky caseiro. Este é o ingrediente mais importante, pois dará o sabor ao whisky caseiro. Quando tiver escolhido o milho que usará, coloque 5 kg do milho fresco em um saco de cânhamo.

2

De seguida, deverá realizar o processo de umidificação do milho. Para isso, deverá colocar o saco de cânhamo com os 5 kg de milho em um recipiente que contenha água morna. Preste atenção e certifique-se de que 100% do saco fica submerso na água e deixe repousar 5 minutos; só assim conseguirá se certificar de que os grãos ficam úmidos.

3

Passado este tempo, retire o saco com os grãos de milho e coloque-o em algum espaço fechado e escuro de sua casa, como um sótão ou uma água-furtada. É importantíssimo que neste lugar a temperatura seja quente ou temperada, mas nunca fria. Deverá manter o saco guardado nesse lugar durante um período de 10 a 12 dias.

4

Passado este tempo de revisão, deverá limpar os grãos de milho. Observará que o processo se realizou adequadamente se vê que germinaram pequenos brotos e raízes sobre os grãos. Se estiver assim, a preparação do milho está perfeita. Assim, retire os brotos com suas próprias mãos e ajude com água quente. Deste modo limpará perfeitamente os grãos de milho que utilizará para elaborar o whisky caseiro.

5

Retirados os brotos, é hora de misturar e triturar os grãos de milho. Graças ao processo de umidificação anterior, este passo será mais simples. Amasse-os com um socador até que fique uma massa uniforme e consistente. Quando a massa estiver pronta, adicione água (uns 5 litros aproximadamente) e coloque a mistura para ferver. Lembre-se: não deixe de mexer até que fique bem líquida. Quando perceber que está líquida, deixe a mistura repousar em fogo lento, durante uma meia hora aproximadamente, e adicione uma xícara de fermento.

6

Com a mistura líquida pronta, é hora do processo de fermentação. Passe o líquido em um fermentador ou recipiente selado, que tenha um pequeno buraco ou abertura que sirva para ventilar e deixar sair os gases da fermentação. Para que o processo se conclua adequadamente, deverá deixar repousar a mistura durante 10 dias.

7

Uma vez passado o tempo de repouso para a fermentação, chegou o momento do engarrafamento. Em primeiro lugar, filtre o líquido com um coador de tecido e um funil. Passe simplesmente a mistura de uma garrafa para a outra. Faça-o tantas vezes quanto achar necessário, a fim de eliminar qualquer resto ou resíduo e deixar o líquido claro e limpo.

8

Pronto! Com seu líquido já engarrafado, poderá degustá-lo puro ou com gelo, ou utilizá-lo em múltiplas receitas. Usufrua de seu whisky caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer whisky caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Essa receita de whisky caseiro não inclui o processo de destilação, apenas fermentação, o que faz dela uma receita simples de uma bebida que se aproxima ao whisky mas oficialmente não corresponde à receita original.