Como fazer waffles na sanduicheira

Como fazer waffles na sanduicheira

De coloração dourada e famoso por sua aparência cheia de “risquinhos”, o waffle é uma sobremesa cuja textura externa é quase tão crocante quanto a de uma bolacha, mas internamente é bastante macia e fofinha. Por conta de seu sabor neutro, waffles são, também, muito versáteis, e podem ser combinados com os mais diferentes ingredientes, sejam eles doces ou salgados: vai bem com sorvete, frutas, xarope, geleias, chantilly, mel (de vários tipos), chocolate, Nutella, cream cheese, doce de leite, polvilhado com açúcar, com ovos e bacon e presunto e queijo, só para citar algumas opções.

Ainda que preparar waffles seja tão fácil quanto fazer panquecas, a maneira de assá-los pode complicar um pouco as coisas, já que necessita de um aparelho específico: uma máquina de waffles. Porém, não se preocupe caso você não tenha uma em casa, já que outros utensílios também funcionam no preparo da receita, e garantem resultados satisfatórios.

Por isso, no umCOMO te mostramos o passo a passo sobre como fazer waffles na sanduicheira. Além disso, vamos te mostrar como você pode preparar waffles usando uma chapa, uma frigideira, na grelha, no forno ou no micro-ondas. Opções para provar essa receita não vão faltar!

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Ingredientes secos
  • Ingredientes líquidos
Vai precisar de:
  • Tigela grande
  • Batedor de massa ou fouet
  • Papel absorvente de cozinha ou guardanapos
Passos a seguir:
1

Adicione todos os ingredientes secos em uma tigela, exceto o bicarbonato de sódio. Lembre-se de que o bicarbonato costuma ser ativado pelo contato com ingredientes ácidos e, por isso, deve ser adicionado por último, próximo à hora do cozimento, para que não perca eficácia.

Se desejar, nesta etapa você também pode adicionar uma pitada de canela em pó à receita, mas de forma totalmente opcional. Conforme você for adicionando os ingredientes, vá peneirando, já que isso evita a formação de grumos durante o preparo. Misture tudo muito bem para que os ingredientes fiquem integrados.

2

Use outro recipiente para misturar todos os ingredientes líquidos. É muito importante integrar todos os ingredientes ao fazer a massa do waffle, ainda mais se você não for usar a máquina de waffles específica. A consistência da massa não deve ser nem muito líquida e nem muito espessa, mas um pouco mais consistente do que aquela usada para fazer panquecas.

3

Misture os ingredientes líquidos do seu waffle na sanduicheira aos secos. Mexa bem até que eles fiquem todos integrados, de maneira a formar uma textura homogênea. Adicione o bicarbonato.

4

Deixa a massa descansar durante 5 minutos. Assim como não é aconselhável preparar a massa com muita antecedência, também não é aconselhável colocá-la para assar logo após misturar os ingredientes. Se você deixar a massa descansar por alguns minutos, o glúten irá descansar e você obterá waffles mais macios.

5

Unte uma sanduicheira com manteiga ou óleo, caso necessário. Se o aparelho for antiaderente, pule este passo.

Ligue a sanduicheira um pouco antes de cozinhar os waffles, para aquecê-la.

6

Com uma concha, despeje a massa na sanduicheira. Adicione a massa de maneira uniforme, caso contrário, o waffle terá uma estrutura irregular.

7

Espere até que os waffles cozinhem. O tempo estimado é, em média de 5 a 8 minutos, mas isso não é exato já que varia de acordo com o calor gerado em cada aparelho. Com isso em mente, recomendamos que você faça vários testes iniciais, cozinhando pelo menos de 1 a 3 waffles como prova. Assim, você saberá o tempo exato de cozimento e poderá usá-lo daqui para a frente.

8

Quando você perceber que os seus waffles estão prontos, deixe-os na sanduicheira por mais alguns minutos. Dessa forma, eles ficarão mais crocantes (mas tome cuidado para que não queimem!).

9

Pronto! Agora você já pode se deliciar com os seus waffles na sanduicheira crocantes e fresquinhos. Sem dúvidas, a sanduicheira e a máquina de waffles são bastante similares, já que ambas possuem duas grelhas. Por isso, o resultado obtido ao preparar um waffle na sanduicheira é mais óbvio: a sobremesa fica com textura macia por dentro e bem crocante por fora, igualzinha à original. A aparência é outro ponto positivo, já que fica dourada e com o famoso relevo. Ou seja, caso você queira preparar waffles sem usar uma máquina específica, essa é uma boa alternativa.

10

Outras maneiras de preparar waffles sem uma máquina para waffle. Caso você não tenha uma máquina de waffles em casa, existem outros aparelhos e utensílios que podem funcionar em maior ou menor grau. A seguir, vamos contar como os waffles são preparados em cada um deles:

  • Cozinhar waffles em um grill ou chapa. Depois da sanduicheira, o grill ou chapa são as melhores alternativas para fazer waffles (ainda mais se possuírem duas chapas). Portanto, se você quiser fazer waffles sem ter de usar uma máquina específica, dessa forma você obterá textura muito semelhante à do produto original. Porém, vale dizer que eles diferem muito na aparência pois ficam com uma forma mais irregular. Além disso, um lado costuma ficar mais dourado e com relevos, enquanto o outro se assemelha a uma panqueca (a menos que você use uma frigideira dupla ou chapa dupla).
  • Cozinhar waffles no forno. Fazer waffles no forno é outra alternativa interessante, já que o produto final é bastante semelhante aos waffles clássicos quando falamos sobre textura. Já sobre a apresentação, eles ficam bem dourados, o que é outro ponto positivo! No entanto, já que você deve usar uma forma ou assadeira para cozinhar waffles, apenas um lado é capaz de ficar com o famoso relevo, enquanto o outro se assemelha mais a um bolo.
  • Cozinhar waffles na frigideira comum. Se você quiser usar uma frigideira comum para fazer seu waffle, saiba que o resultado final será de uma sobremesa com textura macia por dentro, mas com o exterior não tão crocante assim. Por outro lado, sobre a aparência, o waffle nesse caso fica mais parecido com uma panqueca. Ou seja, o resultado final não é ruim, mas também não tão bom quanto o das opções anteriores.
  • Cozinhar waffles no micro-ondas. Ainda que fiquem macios por dentro, por fora os waffles de micro-ondas não ficam tão crocantes assim. Sobre a aparência externa, um dos lados do waffle de micro-ondas pode ficar com o conhecido relevo, mas sem o aspecto douradinho. Por essas características, entre as opções de como fazer waffles sem máquina de waffle, pode-se dizer que essa é a menos atraente.
11

Se você quer conhecer outras receitas fáceis e deliciosas para café da manhã, não perca algumas das nossas favoritas:

  • Como fazer um café da manhã inglês
  • Panquecas americanas
  • Receitas com aveia para o café da manhã

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer waffles na sanduicheira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.