Como fazer uma torta de abacaxi

Como fazer uma torta de abacaxi
Imagem: flickr.com

A torta de abacaxi é uma das mais populares e deliciosas pela variedade de sabores que a formam. O abacaxi é uma das frutas da temporada de inverno e, por isso, constitui uma das sobremesas mais servidas durante as festas de Natal em muitas regiões. Não obstante, podemos prepará-la em qualquer época do ano e aproveitar todos os benefícios que esta fruta tropical nos oferece, entre os quais se destacam seu alto teor em vitamina C e propriedades diuréticas. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer uma torta de abacaxi.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro que vamos fazer é o caramelo da torta de abacaxi. É muito simples, basta seguir os passos desta receita de caramelo mas com as quantidades que se especificam na lista de ingredientes. Uma vez feito isso, distribua-o por toda a forma da torta e coloque as rodelas de abacaxi em calda para a decoração. Se desejar, pode elaborar seu próprio abacaxi em calda. Para que fique ainda melhor, pode colocar cerejas vermelhas nos centros das rodelas. Reserve a forma com o caramelo e o abacaxi para mais adiante. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Imagem: postresydulcesdeaquiydealla.com
2

Agora vamos começar com a massa da torta. Para isso, comece misturando a manteiga com o açúcar até obter um creme. Será bem mais simples misturar estes ingredientes se retirar a manteiga da geladeira uns minutos antes de começar para que fique à temperatura ambiente. Depois, separe as claras das gemas dos ovos.

Imagem: trini-recetas.com
3

Introduza as gemas à mistura de manteiga e açúcar e continue batendo até integrá-las. Em um recipiente separado, bata as claras em neve e reserve. Adicione o leite e o suco de abacaxi à mistura e continue batendo. Para continuar com a massa de torta de abacaxi, acrescente aos poucos a farinha previamente peneirada junto com o fermento e sem deixar de mexer. O ideal é utilizar farinha de trigo, mas se deseja fazer esta torta para celíacos pode adaptar todos os ingredientes.

4

Feito isto, é o momento de incorporar as claras em neve fazendo movimentos envolventes para que a torta fique mais esponjosa. Como ingrediente opcional, pode colocar uma colher de chá de essência de baunilha. Quando tiver todos os ingredientes bem misturados, verta a massa na forma, sobre o caramelo e as rodelas de abacaxi, e introduza no forno.

5

Deve cozinhar a torta de abacaxi durante meia hora a 180ºC e, passado esse tempo, reduzir a temperatura a 150ºC durante uma hora, hora e meia. Antes de retirar a torta do forno, verifique que realmente está bem feita por dentro espetando um palito. Depois de terminada, deixe repousar uma hora antes de desenformar e servir. E pronto! Sua torta de abacaxi já está feita. Se você gosta deste tipo de tortas, não perca nossas receitas de bolo de laranja, bolo de banana e bolo de três leites.

Imagem: unicasa.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma torta de abacaxi, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.