Como fazer uma salada de quinoa

Como fazer uma salada de quinoa

A quinoa é uma semente que se transformou em um alimento muito usado para preparar uma infinidade de pratos, pois o seu alto conteúdo de proteínas, aminoácidos, ferro e magnésio é muito benéfico para o nosso organismo. Se estiver seguindo uma dieta vegetariana ou se simplesmente quiser experimentar novos pratos saudáveis e pobres em calorias, neste artigo de umComo mostramos a você uma forma muito simples de cozinhar a quinoa: colocando-a em uma salada deliciosa e fresca. Descubra o passo a passo para fazer uma salada de quinoa e desfrutar de todo o seu sabor.

4 convidados Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Lembre-se que a quinoa não é um cereal mas deve ser preparada seguindo o mesmo método que usamos, por exemplo, para cozinhar o arroz. Assim, em primeiro lugar deve lavá-la muito bem, caso contrário terá um sabor muito amargo depois de pronta. Aconselhamos seguir os passos indicados no artigo Como lavar quinoa para fazê-la da forma correta.

2

Para cozinhar a quinoa lembre-se de adicionar duas xícaras de líquido para cada xícara de quinoa e, após mais ou menos 20 minutos, já estará pronta. Para isso coloque uma panela no fogo com a quantidade de quinoa indicada e o dobro de água, acrescente um pouco de azeite de oliva e quando começar a ferver, coloque a quinoa e uma pitada de sal. Depois do tempo de cozimento, comprove que ficou al dente, escorra e deixe repousar para usar um pouco mais tarde.

3

O seguinte passo para fazer esta salada de quinoa é preparar a alface crespa. Primeiro, lave para retirar todos os resíduos, deixe de molho por alguns minutos, escorra e pique com as mãos diretamente. Quando estiver pronta, coloque em um tigela, recipiente ou bandeja para servir depois.

4

Agora faça o mesmo com o resto dos vegetais que pretende incluir na salada. Lave o pimentão, corte em pedaços pequenos sem esquecer de tirar primeiro todas as sementes do seu interior e os nervos, que são de cor branca. Depois, lave os tomates cereja e corte pela metade com uma faca. Adicione tanto o pimentão como os tomates cortados na salada junto com a alface. Por último, você só tem que lavar a cenoura, descascar e ralar diretamente sobre a salada para integrar ao prato.

5

Quando a quinoa estiver fria, só precisa adicionar à salada o resto dos vegetais e temperar a salada de quinoa com uma boa quantidade de azeite de oliva e a quantidade de sal que quiser. Você também pode dar um toque especial adicionando alguns pedaços de queijo fresco para saborear uma receita deliciosa e saudável.

6

Se quer descobrir outras receitas saudáveis com a quinoa como principal ingrediente, não perca os seguintes artigos:

  • Como cozinhar a quinoa
  • Como fazer quinoa com legumes
  • Como fazer risoto de quinoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma salada de quinoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.