Como fazer uma omelete de claras

Como fazer uma omelete de claras

Se estiver procurando uma alternativa mais saudável à tradicional omelete de ovo, uma omelete de claras é a sua melhor opção. Trata-se de uma receita com muito menos calorias e perfeita para quem quer melhorar a sua saúde através da alimentação, ou para quem procura pratos proteicos que ajudem no desenvolvimento da massa muscular. Anote os passos do seguinte artigo de umComo e aprenda a fazer uma omelete de claras em apenas alguns minutos.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para começar a fazer uma omelete de clara de ovo é abrir os ovos e separar as claras das gemas. Faça-o sobre uma tigela vertendo nela as claras dos ovos e reservando as gemas para elaborar outras receitas, assim não terá que desperdiçar nada.

2

Quando todas as claras estiverem na tigela, adicione uma pitada de sal e pimenta a gosto. Pode adicionar ambos os temperos ou apenas um deles, como preferir. Depois, com a ajuda de um garfo ou de um fuê deve bater as claras até que cresçam levemente mas sem chegar ao ponto de neve.

3

Pode preparar uma saudável omelete de clara de ovo com somente este ingrediente ou aumentar o valor de proteína desta receita, adicionando outros alimentos como o atum ou o peru; ambos são ideais para fazer parte de um café da manhã nutritivo e cheio de energia, assim como para dietas orientadas para perder peso e aumentar a massa muscular de forma saudável.

Se deseja incluir qualquer um destes alimentos, agora é a hora. Só tem que adicionar em porções pequenas junto às claras e continuar batendo por mais alguns segundos para que se integrem completamente.

4

Coloque uma frigideira no fogo, verta um pouco de azeite de oliva e deixe que esquente um pouco previamente. Depois, só terá que jogar as claras batidas na frigideira e quando observar que se solidifica um pouco, dobrá-la desde as pontas para o centro com a ajuda de uma escumadeira para dar forma. Quando a omelete de claras estiver levemente compacta, vire-a e cozinhe do outro lado.

5

Pronto! Em poucos minutos terá preparado uma deliciosa omelete de clara de ovo muito gostosa e saudável, que poderá acompanhar de muitos ingredientes ou molhos.

6

A clara do ovo é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular. Além disso, a clara do ovo é uma boa fonte de vitaminas B2, B6 e B12, ácido fólico e minerais como selênio e fósforo.

Outros benefícios da clara do ovo incluem:

  • Baixo teor de gordura: a clara do ovo é baixa em calorias e praticamente livre de gordura.
  • Ajuda a manter a massa muscular: como a clara do ovo é uma fonte de proteína de alta qualidade, pode ajudar a manter a massa muscular e prevenir a perda de massa muscular em pessoas que fazem exercícios físicos.
  • Ajuda na perda de peso: a proteína da clara do ovo pode ajudar a aumentar a saciedade e reduzir a ingestão de alimentos, o que pode ajudar na perda de peso.
  • Ajuda a regular a pressão arterial: a clara do ovo é uma boa fonte de potássio, que pode ajudar a regular a pressão arterial.
  • Ajuda a manter a saúde dos olhos: a clara do ovo contém luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade e outros problemas de visão.
  • É importante lembrar que a clara do ovo não deve ser consumida crua, pois pode haver risco de infecção por salmonela. É recomendado que a clara do ovo seja cozida completamente antes de ser consumida.

Quantas calorias tem uma omelete com três claras de ovos

Uma omelete feita com 3 claras de ovo tem em média cerca de 51 calorias. É importante lembrar que o valor calórico pode variar dependendo dos ingredientes adicionados à omelete, como queijos, legumes, carnes e condimentos. Caso você adicione outros ingredientes, é importante considerar o valor calórico de cada um deles para obter o valor total de calorias da omelete.

7

Se quiser descobrir mais receitas como esta, não perca os seguintes artigos:

  • Como fazer um omelete de espinafre
  • Como fazer um omelete de atum
  • Como fazer uma omelete de verduras simples

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma omelete de claras, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.