Como fazer um clamato

Como fazer um clamato

O clamato é feito à base de suco de tomate, uma bebida deliciosa e refrescante perfeita para tomar em qualquer ocasião, especialmente em uma festa ou reunião com amigos e familiares. Esta receita de clamato é muito versátil, já que pode ser preparada de muitas maneiras. Por exemplo, pode dar um toque de sabor marítimo adicionando seu clamato caseiro algum tipo de marisco como mexilhões ou camarões. Também pode servi-lo como coctel, incorporando alguma bebida alcóolica como cerveja ou vodca.

Nesta receita te propomos o preparado mais original e tradicional, o suco de clamato clássico do México e muitas regiões da América Latina, delicioso, saudável e com um toque apimentado. Você pode utilizar essa bebida diferente para surpreender seus convidados em uma reunião especial. Se você ainda não o provou, neste artigo do umCOMO você vai aprender a como fazer um clamato que se converterá, sem dúvidas, na estrela de qualquer encontro que você organize.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Copos de coquetel, de preferência altos e largos
Passos a seguir:
1

Para saber como fazer um clamato, o primeiro passo consiste em decorar a borda do copo. Coloque em um prato fundo o suco de limão e reserve em outro recipiente a mistura que você eleja para colocar na borda do copo. Pode fazer com umas colheradas de chili em pó ou também com chamoy, um delicioso condimento de origem mexicana com um sabor entre ácido, doce e apimentado, que funciona bem com o clamato.

O processo é muito fácil. Simplesmente mergulhe as bordas do copo no suco de limão e, em seguida, passe-o no prato onde está o chili ou o chamoy. Assegure-se de que os temperes aderem perfeitamente à borda do copo, tanto por fora como por dentro. Outra maneira de fazer é pegar meio limão e passar diretamente na borda do copo ao mesmo tempo em que o espreme suavemente.

2

Com o copo pronto para adicionar os ingredientes do seu drink com suco de tomate, esprema o segundo limão dentro do copo. Em seguida, incorpore a colherada de molho inglês, umas gotas de pimenta tabasco (de acordo com seu gosto, se quiser mais ou menos apimentado) e uma colherada pequena extra de chili em pó ou líquido. Se preferir, opte por umas colheradas de chamoy.

Te animamos a consultar nosso artigo sobre como fazer molho inglês para que o seu clamato seja 100% caseiro.

3

Misture bem usando uma colher de madeira e finalmente incorpore o suco de tomate ou clamato, recém saído da geladeira, para que a sua bebida com suco de tomate fique tão deliciosa como refrescante. Mexa novamente. Se quiser, pode adicionar cubinhos de gelo. Para terminar, não se esqueça de colocar um raminho de aipo. Além do sabor que ele dá, esse detalhe fará com que a apresentação do seu clamato caseiro seja perfeita.

As bebidas com suco de tomate são conhecidas por seus múltiplos benefícios. Este tipo de coquetel em si não requer nenhuma bebida alcóolica, por isso, você também pode preparar um clamato com água mineral. Esta opção é muito mais saudável, já que a ausência de álcool e as propriedades do tomate nos ajudarão na perda de peso. Se quiser preparar um suco de tomate para aproveitar seus benefícios, pode seguir nossa receita de suco de tomate para emagrecer.

4

Por último, você também pode adicionar outros ingredientes para acentuar o sabor do seu clamato. É muito frequente prepará-lo com camarões ou mexilhões. Se você não sabe como preparar um clamato com camarões, siga os seguintes passos, uma das opções entre as bebidas salgadas mais diferentes que, com certeza, vai surpreender os convidados:

  1. Ferva previamente os camarões durante 10 minutos.
  2. Uma vez finalizada o cozimento, passe-os para um recipiente com água e gelo para que se esfriem rapidamente.
  3. Em seguida, retire as cabeças e descasque-os.
  4. Uma vez que tenha o clamato caseiro feito, incorpore os camarões ou qualquer marisco que você queira. O resultado será delicioso e surpreendente.
5

Por outro lado, se você se pergunta como preparar um clamato com cerveja ou licor, você pode adicionar qualquer bebida alcóolica durante a preparação. Neste caso, optar pela cerveja, a proporção para que seu coquetel fique delicioso é meio vaso de clamato e a outra metade de cerveja. Para o clamato com vodca, popularmente conhecido como Bloody Mary, delicioso drink com tomate, a proporção de 1/3 do copo de vodca é mais do que suficiente. Os mais atrevidos também podem preparar o clamato com tequila. Aproveite e beba com moderação!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um clamato, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Existe uma grande variedade de clamatos, porque esta bebida admite prepará-la como você mais goste. Uma boa ideia é adicionar à mistura uma base com um toque de sal ou pimenta, recém-moída, que reforce o seu sabor. Também há quem prefira substituir o chili em pó por pimenta tajín, uma combinação ideal de chili, limão e outros temperos que dão também excelente resultado tanto na hora de decorar a borda do copo, como na hora de incluir como ingredientes extras.
  • Para servir seu clamato bem frio, pode optar por adicionar um par de pedras de gelo. Lembre-se que a medida que o gelo vá se desfazendo, seu clamato perderá intensidade. Um truque para que isso não ocorra é colocar o pote de clamato ou o suco de tomate no congelador antes de preparar a bebida. Dessa maneira, não será necessário o uso do gelo.