Como fazer um bolo Sacher

Como fazer um bolo Sacher
Imagem: austria.info

O bolo Sacher ou Sachertorte é uma sobremesa tradicional da Áustria e é um bolo de chocolate recheado com uma camada fina de geleia de damasco e com uma cobertura de chocolate ou ganache. Geralmente costuma vir acompanhado com um pouco de Chantilly ou frutos vermelhos, como morangos. É ideal para ocasiões especiais como aniversários, ou dia dos namorados. Se você não sabe o que fazer para o seu parceiro na noite do dia dos namorados, sugerimos que você prepare um jantar afrodisíaco e estreie-o com este bolo de chocolate e geleia, pois o chocolate é um dos alimentos mais estimulantes. Se você gostou da ideia e quer saber como fazer um bolo Sacher, leia este artigo de umComo.com.br e descubra o passo a passo.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar o bolo Sacher você deverá deixar todos os ingredientes prontos. Tenha em conta que a receita deve ser dividida em duas partes, uma para preparar o bolo e outra para a cobertura. Assim, pegue o chocolate preto e separe-o em dois recipientes, em um deverá ter 125 g e no outro 75 g. Em seguida, separe as claras das gemas, pois devem ser batidas separadamente, mas não as bata ainda. E, por último, lembre-se que a manteiga deve estar à temperatura ambiente, por isso retire-a da geladeira alguns minutos antes de começar. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2

Agora, vamos começar com a receita. A primeira coisa que vamos fazer é o bolo de chocolate, então, comece batendo as claras em neve. Acrescente uma pitada de sal e reserve. Em seguida, bata a manteiga. Para que seja mais fácil recomendamos que você a amasse antes com uma colher.

Imagem: glutenfreecookingschool.com
3

Quando a manteiga estiver batida, adicione as gemas uma a uma e continue batendo. Quando estiverem bem integradas, adicione o açúcar pouco a pouco. É muito importante que não deixe de bater bem todos os ingredientes para que eles se misturem. Reserve a mistura para mais tarde.

Imagem: bakethiscake.com
4

Agora, em uma tigela peneire a farinha, e misture-a com as amêndoas moídas e reserve-a. Em uma panela, derreta os 125g de chocolate preto. Quando ele estiver derretido, retire do fogo e adicione a mistura de gemas, manteiga e açúcar. Mexa bem e adicione a farinha e a amêndoa.

Imagem: rozannegold.com
5

Agora você deve adicionar as claras em neve fazendo movimentos circulares. Isto é, acrescente a clara em neve com a ajuda de uma espátula ou colher fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados coloque a massa em uma forma previamente untada com manteiga e cozinhe por 40 minutos. Recomenda-se que passados os primeiros 10 minutos baixe a temperatura para 160ºC para conseguir um bolo uniforme.

6

Quando o bolo de chocolate estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver resfriado, corte-o ao meio com uma faca. Tente cortá-lo em linha reta e uniforme. Quando você tiver as duas metades do bolo, unte uma delas com uma camada de geleia de damasco. Esta etapa é fundamental para conseguir um autêntico bolo Sacher. Feche o bolo e reserve.

Imagem: reallynicerecipes.com
7

Agora vamos para a cobertura de chocolate. Para fazê-la, veja este artigo onde explicamos a você como fazer ganache de chocolate. Quando você o fizer terá duas opções: a primeira será cobrir o bolo Sacher com o chocolate derretido e colocá-lo na geladeira e a segunda deixar que o ganache enfrie e cobri-lo com uma textura mais cremosa.

Imagem: chicagonow.com
8

Se decidir optar pela segunda alternativa, você deve deixar o chocolate na geladeira por 1 hora. Passado este tempo, quando você o retirar da geladeira, verá que terá obtido uma textura mais cremosa e sólida. Pegue uma espátula e cubra todo o bolo com o ganache sólido. Você pode cobri-lo criando uma camada fina e lisa ou uma forma ondulada, apesar do bolo Sacher ser tipicamente coberto com uma camada lisa. Quando você cobri-lo por completo você poderá servir e guardar na geladeira para mantê-lo. Geralmente esta sobremesa acompanha creme de leite ou chantilly, mas você pode acrescentar um pouco de frutos vermelhos por cima.

Imagem: blog.friendseat.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo Sacher, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.