Biscoitos

Como fazer um bolo de chocolate simples

Como fazer um bolo de chocolate simples

Um tipo de bolo muito simples de fazer, mas ao mesmo tempo muito gostoso, é o bolo de chocolate. Podemos recorrer a este doce para uma grande quantidade de ocasiões: aniversários, café da manhã, sobremesa, hora do chá... já que é muito fácil de fazer. Para que você possa preparar um delicioso bolo de chocolate e surpreender todos os seus convidados, em umComo.com.br explicamos como fazer um bolo de chocolate simples.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Tigela ou recipiente
  • Batedores manuais ou batedeira
  • Forma
  • Peneira fina
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de chocolate

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que você deverá fazer para preparar o seu bolo de chocolate será derreter o chocolate junto com a manteiga em banho-maria. Você deve mexer para que não se queime e fique uma mistura homogênea.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 1
2

Por outro lado, deverá separar as gemas da clara de ovo, uma vez que as iremos usar separadas. Deste modo, será necessário bater as gemas dos ovos junto com o açúcar até que tenha adquirido uma aparência de creme. De seguida, deverá adicionar a esta mistura o chocolate derretido para o misturar bem.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 2
3

De seguida, deverá peneirar a farinha e o fervento, ou seja, passá-lo por um coador fino para que coe ar e evite que se formem grumos na massa. Para que não fique com nenhum dúvida sobre como realizar este passo, recomendamos que consulte o nosso artigo como peneirar farinha. Uma vez peneiradas, deverá adicioná-las à mistura anterior.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 3
4

Mexa bem a mistura para conseguir uma massa homogênea e sem grumos que será a massa do bolo de chocolate; pode fazer com uns batedores manuais ou com a ajudar de uma batedeira.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 4
5

Também deverá bater as claras em ponto de neve, pode fazê-lo com os batedores manuais ou com a batedeira. Recomendamos que antes de começar adicione uma pitada de sal para conseguir chegar ao ponte de neve mais rapidamente. Uma vez que tenha as claras em ponte de neve, adicione-as à mistura dos restantes ingredientes e, mexa suavemente a massa tentando que as claras diminuam de tamanho o menos possível.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 5
6

O seguinte passo na elaboração do bolo de chocolate será untar uma forma com manteiga e polvilhar farinha para conseguir que o bolo não fique agarrado à forma. Quanto ao tipo de forma a utilizar é indiferente, escolha a que quiser, todas serão válidas.

De seguida, volte à mistura no molde certificando-se de que fica distribuída uniformemente e coloque-a no forno pré-aquecido a 200ºC, no caso de o seu forno não o tiver, ative a ventoinha para que o calor se distribua e bolo dobre de tamanho mais facilmente.

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 6
7

Baixe a temperatura para 180ºC e deixe-o no forno por cerca de 20 minutos. Confirme se está bem cozido espetando um palito no bolo, se ao retirar o palito estiver limpo, estará pronto. Caso contrário, deixe cozinhar mais uns minutos.

E por último, pode decorar o seu bolo de chocolate com cobertura de chocolate, natas, pérolas de chocolate ou que mais gostar!

Como fazer um bolo de chocolate simples - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de chocolate simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • É uma receita muito fácil, inclusive para preparar com crianças!
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Bruno
Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

1 de 8
Como fazer um bolo de chocolate simples