Partilhar

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um bolo de cenoura com cobertura
Imagem: kinsfarmmarket.com

O bolo de cenoura é um bolo cujo ingrediente principal é a cenoura com uma cobertura de creme que pode ser do sabor que mais gostar: limão, laranja, baunilha, etc. A cenoura é um vegetal que possui um montão de benefícios, destacando a melhora da visão graças ao seus níveis de betacarotenos, essenciais para a formação dos pigmentos visuais da retina. Uma das melhores formas de introduzi-la em nossa alimentação e, principalmente, na das crianças, é fazendo um bolo com elas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer um bolo de cenoura com cobertura.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolo de cenoura simples
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro que deve fazer é deixar prontos todos os ingredientes e decidir de que sabor quer fazer a cobertura. Os sabores que melhor combinam com o da cenoura são: limão, laranja ou tangerina. Em qualquer caso, além da raspas do cítrico, você precisará de duas colheres de sopa de seu suco. Pré-aqueça o forno a 180ºC, com as duas resistências ligadas.

2

Começaremos pelo bolo de cenoura; para isso descasque as cenouras e rale. Tente fazer isso em tiras pequenas para evitar que apareçam no bolo, as crianças não costumam gostar de encontrar este tipo de ingredientes apesar de gostarem do sabor. Você pode usar um ralador ou fazê-lo manualmente com uma faca.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 2
Imagem: armandoelbolo.com
3

Em um recipiente separado, bata os ovos até que adquiram uma textura espumosa. Se puder, use uma batedeira elétrica para fazer isso mais rápido. Depois, comece a incorporar pouco a pouco o açúcar mas sem deixar de bater. Quando tiver misturado, acrescente a essência de baunilha ou canela em pó, o que você mais gostar.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 3
Imagem: earthydelightsblog.com
4

Agora, peneire a farinha com o fermento e misture, também pouco a pouco, com a mistura dos ovos e açúcar. É importante que não deixe de bater para que misture corretamente com o resto dos ingredientes. Quando tiver colocado toda a farinha, é a vez do óleo. Nós usamos o azeite de oliva mas você pode usar qualquer óleo vegetal. Acrescente pouco a pouco, sem deixar de bater, como já fez com o resto de ingredientes.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 4
Imagem: goodthingsbydavid.com
5

Depois coloque a essência de baunilha, misture e acrescente a cenoura ralada. Se tiver noz picada, coloque 1/2 xícara deste ingrediente na mistura, dando um toque diferente no sabor. Misture tudo com um batedor manual e introduza a massa na forma untada previamente com um pouco de manteiga ou farinha para evitar que grude. Introduza no forno e asse durante meia hora aproximadamente.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 5
Imagem: beemychef.com
6

Enquanto você deixa no forno, prepare a cobertura. Se tiver escolhido o sabor de limão, aqui você encontra uma receita simples onde explicamos como fazer frosting de limão. Mesmo que escolha outro sabor, as indicações são as mesmas, você só deve variar as raspas e o suco da fruta que tiver escolhido. Além disso, se não tiver queijo para untar, você pode usar creme chantilly.

7

Fazer a cobertura é muito simples: comece batendo a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente. Depois, acrescente o queijo cremoso e continue batendo. Coloque as colhes do suco escolhido e a essência de baunilha. Continue misturando. Depois, pouco a pouco, incorpore o açúcar de confeiteiro e por último, as raspas de laranja, limão ou tangerina. Se ao invés de usar queijo cremoso você usar creme chantilly, deixe para o final. Quando tiver todos os ingredientes misturados, incorpore-o fazendo movimentos envolventes com uma espátula.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 7
Imagem: europast.mundodirect.com
8

Quando o bolo estiver pronto, faça o teste do palito para garantir que não está cru por dentro (fure o bolo e se o palito sair seco é que está pronto). Deixe esfriar e corte ao meio para rechear. Agora, pegue uma espátula ou faca e unte o creme que preparou no passo anterior em uma das metades. Tente fazer uma camada nem muito grossa nem muito fina. Pegue a outra metade do bolo e coloque por cima. Agora, com o creme restante, cubra o bolo inteiro ou só a parte superior, do jeito que preferir.

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 8
Imagem: teacupcakegirls.com
9

E pronto! Seu bolo de cenoura já está pronto para servir. Se quiser, como decoração, você pode fazer umas pequenas cenouras com fondant e colocar na parte superior do bolo. As crianças vão adorar este detalhe!

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura - Passo 9
Imagem: moistbaliweddingcake.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de cenoura com cobertura, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer um bolo de cenoura com cobertura

O que você achou da receita?

Como fazer um bolo de cenoura com cobertura
Imagem: kinsfarmmarket.com
Imagem: armandoelbolo.com
Imagem: earthydelightsblog.com
Imagem: goodthingsbydavid.com
Imagem: beemychef.com
Imagem: europast.mundodirect.com
Imagem: teacupcakegirls.com
Imagem: moistbaliweddingcake.com
1 de 8
Como fazer um bolo de cenoura com cobertura

Voltar ao topo da página