Como fazer um arroz soltinho

Como fazer um arroz soltinho

O arroz é uma preparação que é feita em todo mundo. Pode ser preparado com muitas receitas diferentes, sequinho ou caldoso, com carne ou com legumes, com peixe ou com marisco. Pode ser até preparado branquinho para servir de acompanhamento a outras preparações e, embora pareça a coisa mais fácil do mundo, nem sempre é fácil acertar no ponto de cozimento do mesmo. Se você gostaria de saber como fazer um arroz soltinho para nunca mais errar na sua preparação, continue lendo essa receita do umCOMO. A técnica é infalível e o resultado é um arroz que não gruda, super gostoso!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer um arroz soltinho, comece por lavar o arroz. A técnica vai remover sujidades e eliminar o excesso de amido, a substância que faz com o seu arroz sempre fique empapado. Depois de lavar bem o arroz em água corrente, escorra até secar todo o excesso de água. Se quiser aproveitar os seus benefícios, confira como usar água de arroz.

Aviso: Algumas marcas de arroz vendem o arroz pré-lavado, por isso tenha atenção às indicações do fabricante na embalagem.

2

Em seguida, pique um dente de alho finamente. Aqueça as duas colheres de sopa de óleo em uma panela e refogue o alho picadinho.

Dica: Apesar de conseguir um arroz soltinho se usar alho em pó, recomendo que você use alho fresco, uma vez que é mais nutritivo e possui um sabor mais intenso.

3

Logo, adicione o arroz e deixe refogar por 1 ou 2 minutinhos em fogo alto, mexendo sempre. Fritar levemente o arroz vai deixar o sabor mais intenso e garantir que fica bem soltinho!

4

Adicione a água fervente para não interromper o cozimento do arroz e garantir que cozinha mais rapidamente. Adicione o sal a gosto, prove e corrija se necessário.

5

Quando a água do arroz ferver, abaixe a temperatura para fogo médio ou baixo. Cozinhe o arroz por 15 minutos com a panela semi-tampada, mexendo uma vez a meio do cozimento.

Dica: Mexer o arroz uma vez durante o cozimento garante que ele cozinha por igual mas, se você mexer demasiado, ele pode empapar. Atenção!

6

Quando a água estiver quase secando, confira o fundo da panela com um garfo para ver se ainda tem muita água. Prove o arroz e, caso ainda esteja um pouco cru, adicione 1/4 de xícara de água e espere secar.

7

Quando a água tiver evaporado e arroz estiver cozido, tampe a panela e deixe repousar por mais 15 minutos. Isso vai garantir que o arroz fica firme soltinho e, caso ainda tenha água no fundo, ela será absorvida pelos grãos.

Depois de fazer um arroz soltinho, é hora de comer! Bom apetite!

Dica: Caso esteja cozinhando arroz integral, o procedimento é um pouco diferente. Confira como fazer arroz integral nesse artigo do umCOMO!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um arroz soltinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.