Ideias para aperitivos

Como fazer torresmo pururuca

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer torresmo pururuca

O torresmo pururuca é feito à base de barriga suína frita. Mas ele não precisa ser um petismo pesado e oleoso, você pode fazer torresmos estaladiços e secos. Estes deliciosos pedacinhos crocantes e irresistíveis são famosos na culinária mineira e fazem sucesso em todo o Brasil, acompanhados de uma cervejinha fresca. Se você nunca provou torresmos pururuca está perdendo o melhor da comida de boteco. Em umComo ensinamos-lhe como fazer torresmo pururuca. Você não vais resistir a estes saborosos e crocantes pedacinhos.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer torresmo

Passos a seguir:

1

Para fazer torresmo pururuca é muito importante que escolha bem a carne. Escolha uma peça de toicinho que tenha mais gordura que carne, para que esta solte bem a gordura, adquirindo um gosto crocante, como desejado. Prepare a carne ao seu gosto, corte em tiras largas ou em cubos.

Como fazer torresmo pururuca - Passo 1
2

Antes de mais comece por temperar o toicinho de porco com uma colher rasa de sal. Deixe ficar descansando mais ou menos por uns 15 minutos, para que a carne ganhe sabor.

3

Coloque a xícara de óleo ou de banha de porco num tacho ou numa panela. Você não precisa esperar esquentar. Logo depois de colocar a xícara, pode colocar a carne, ainda com o óleo frio. O óleo não precisa de cobrir os pedaços de toicinho, pois ele vai fritar com a sua própria gordura, quando ela começar a derreter.

4

Nos primeiros 10 a 15 minutos deixe o óleo esquentar e não mexa os torresmos. Quando reparar que o óleo está quente você pode ter mais atenção e ir mexendo os pedacinhos de gordura, evitando que grudem no fundo.

5

Tenha atenção à cor e ao aspecto dos torresmos para não deixar queimar. Eles devem ficar dourados e com bolinhas na textura. Quando eles estiverem chegando neste ponto, mexa de 5 em 5 minutos, para evitar que os torresmos grudem ou queimem.

Como fazer torresmo pururuca - Passo 5
6

Quando sentir uma fumaça mais espessa quer dizer que os torresmos pururuca estão no ponto, se ficarem mais tempo vão acabar por queimar. Retire-os rapidamente da panela ou do tacho e prepare para servir. Você vai ouvir eles estalar nos dentes. Acompanhe com feijoada ou com outro prato que goste ou simplesmente sirva como petisco acompanhado de uma cerveja bem fresca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer torresmo pururuca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer torresmo pururuca