Como fazer torrão de Alicante

Como fazer torrão de Alicante
Imagem: Google Images

O torrão é um doce que não pode faltar na mesa quando chega o Natal. Apesar de atualmente se comer em muitos países do mundo, encontramos a sua origem em Espanha e é neste país onde se concentram as maiores regiões produtoras de torrões. É por isto que também as variedades tradicionais e mais conhecidas de torrão recebem o nome do sítio de onde vêm e se produzem. Desta forma, o chamado torrão de Alicante é o torrão duro de amêndoas coberto com wafers. Para que você também se possa converter num mestre de torrões de Alicante, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer torrão de Alicante.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Tigela
  • Colher de pau
  • Panela
  • Molde
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para preparar torrão de Alicante é tostar as amêndoas, o ingrediente estrela. Pode fazê-lo no forno ou numa panela sem azeite (para não ficarem gordurosas). A diferença do torrão de Jijona é que se usa amêndoa moída, para o torrão de Alicante usaremos amêndoas inteiras.

2

Uma vez feito isto, aqueça o mel numa panela a fogo muito lento pelo menos uns 45 minutos, para que a água evapore toda.

3

Adicione o açúcar à panela e vá mexendo com uma colher de pau.

4

Por outro lado, para preparar o torrão de Alicante, deverá bater as claras de ovo em castelo e adicioná-las à mistura quando estiverem espessas.

5

De seguida, misture bem a massa e verta as amêndoas já tostadas e peladas previamente.

6

Para que o torrão fique bem rico, terá que mexer a pasta até ficar bem uniforme e adquirir a consistência adequada.

7

Coloque uma wafer no fundo do molde, adicione a massa obtida e cubra-a com outra wafer.

8

Deixe esfriar o torrão de Alicante durante várias horas ou toda uma noite, e assim irá converter-se num bom torrão duro que poderá desfrutar como sobremesa natalícia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer torrão de Alicante, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Recomenda-se preparar o torrão de Alicante com amêndoas da variedade Marcona por serem as ideias, mas também pode fazer-se com outras.