Partilhar

Como fazer tapioca com polvilho

Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer tapioca com polvilho

Já pensou em substituir de vez em quando o pão por tapioca no seu café da manhã? A taipoca é uma ótima opção para substituir o pão pois ela é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada. É constituída por carboidrato simples que faz com que o seu açúcar seja absorvido rapidamente pelo organismo. A tapioca é um dos pratos mais típicos do Brasil e faz sucesso em toda a parte. O polvilho é de origem indígeno e é mais comum nas zonas norte e nordeste do país. Se você ficou interessado, confira a receita do umComo de como fazer tapioca com polvilho.

2 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer mingau de tapioca
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer tapioca com polvilho, comece por colocar o polvilho num recipiente, tempere com um pouco de sal e vá juntando a água aos poucos e misture tudo com uma colher ou com as mão. Ache o ponto de equilíbrio entre a água e o polvilho, pois água demais faz uma meleca e água de menos forma uma tapioca seca. Tente fazer com que obtenha uma farofinha úmida.

Como fazer tapioca com polvilho - Passo 1
2

Agora é hora de passar a goma por uma peneira para que ela fique bem fininha. Use uma colher ou até mesmo os dedos para ajudar a passar os grumos. Escolha uma peneira com as tramas grossas, pois caso contrário vai demorar muito tempo e vai ser mais trabalhoso se as tramas forem muito pequenas.

Dica: se você conservar a goma da tapioca na geladeira, ela durará entre três a quatro dias, no entanto você pode congelar a tapioca, assim durará por muito mais tempo. Você pode congelar tanto a goma como a tapioca pronta e com o recheio.

Como fazer tapioca com polvilho - Passo 2
3

Numa frigideira deite a massa e espalhe bem até cobrir todo o fundo. Não precisa de untar, você só precisa de uma boa frigideira antiaderente. Deixe em fogo médio, e quando começar a grudar vire a tapioca. Junte o recheio que você desejar e deixe por 2 minutos ou até o recheio ficar derretido. Feche de um lado e está pronta!

Como fazer tapioca com polvilho - Passo 3
4

Como você viu, é muito simples e rápido de fazer tapioca com polvilho. Aproveite e confira também estas outras receitas que lhe sugerimos:

Como fazer pão de tapioca

Como fazer mingau de tapioca

Como fazer biscoito de polvilho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tapioca com polvilho, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer tapioca com polvilho

O que você achou da receita?

Como fazer tapioca com polvilho
1 de 4
Como fazer tapioca com polvilho

Voltar ao topo da página