Como fazer sorvete de baunilha

Como fazer sorvete de baunilha
Imagem: nenacelta.blogspot.com

O sorvete de baunilha é um clássico, sendo o acompanhante ideal de outras sobremesas, como a torta de chocolate ou o brownie embora também seja delicioso consumi-lo sozinho. A boa notícia é que pode ser feito em casa de forma simples e com os melhores resultados. Quer experimentar? Em umComo, explicamos como fazer sorvete de baunilha em alguns passos.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer o seu sorvete de baunilha, misture o litro do leite de sua preferência com a meia xícara de essência de baunilha. Leve a fogo médio e apague quando começar a ferver, deixe repousar durante 10 minutos para que os sabores se concentrem.

2

Em um recipiente, acrescente as 8 gemas de ovo e as 200 gramas de açúcar e misture suavemente sem bater. Tenha em conta se usar leite de soja para esta receita, deverá ser acrescentado menos açúcar, pois esta bebida é mais doce que o leite regular.

3

Acrescente a mistura de leite e a baunilha pouco a pouco, mexendo suavemente, ao recipiente com as gemas de ovo e o açúcar. Mexa até obter uma mistura homogênea. Em seguida, leve-a ao fogo mexendo constantemente até que espesse.

O líquido não deve ser fervido ou se cortará, por isso o ideal é trabalhar a fogo médio baixo.

Imagem: sigojoven.com
4

Retire a mistura do fogo quando tiver espessado, despeje em um recipiente e, em seguida, coloque cuidadosamente este recipiente em outro de maior tamanho cheio com água fria e gelo. A ideia é que a mistura de sorvete de baunilha esfrie o mais rápido possível antes de colocá-la no congelador.

5

Uma vez que esteja na temperatura ambiente, despeje o conteúdo em um recipiente apto para o frio e leve ao congelador por algumas horas. Decorrido este tempo, retire o sorvete de baunilha do congelador e verá como coalhou ligeiramente. Neste ponto, deverá mexê-lo com uma espátula para evitar que o açúcar cristalize.

Leve-o novamente ao congelador e repita este procedimento a cada meia hora durante as próximas 3 horas.

6

Deixe congelar durante mais algumas horas e pronto! Quando desejar consumi-lo, retire-o 15 minutos antes do congelador para que seja mais fácil de manipular e você possa apreciar melhor seu delicioso sabor.

Pode servi-lo com uma folha de menta e uma vagem de baunilha como decoração, acompanhado de xarope de chocolate ou com outra sobremesa. Desfrute desta receita de sorvete de baunilha simples e deliciosa.

Imagem: englishbaby.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sorvete de baunilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.