Como fazer salmão no forno com batatas

Como fazer salmão no forno com batatas

O salmão é um dos peixes azuis mais saudáveis ao ser rico em ômega 3, benéfico para o aparelho circulatório, além de reduzir o colesterol mau, conter propriedades anti-inflamatórias e de ser bom durante a gravidez e a menopausa. Pode ser cozido de múltiplas formas: fervido, defumado, cru como no caso do sushi ou tártaro e ao forno, forma na qual nos centramos nesta receita. Trata-se de um prato simples de realizar e que agrada tanto a pequenos como grandes, por isso é uma boa forma de fazer com que as crianças comam peixe. Em umComo ensinamos para você os passos para que saiba como fazer salmão no forno com batatas.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer quando dispomos de todos os ingredientes é descascar as batatas e cortá-las em lâminas, de forma a que adquiram uma forma arredondada, tratando de não cortar muito grosso para não arriscar que fiquem cruas. Descascamos as cebolas e cortamos em tiras. Para isso, partimos a cebola ao meio, colocamos cada metade virada para baixo na tábua e cortamos de um lado ao outro em pedaços finos. A cebola deveria ficar cortada em forma de arco. Além disso, descascamos o alho e cortamos em cubinhos. O mais recomendável para poupar trabalho é comprar o salmão limpo de espinhas e pele.

2

Introduzimos tudo em uma bandeja, colocando as fatias arredondadas das batatas e criando um fundo. Espalhamos os cubinhos dos dois dentes de alho sobre a batata e cobrimos o conteúdo com um pouco de azeite de oliva, além de temperar com sal e pimenta. Pré-aquecemos o forno a 150 graus e introduzimos a bandeja com as batatas, cebola e alho, mas sem o salmão. Deixamos um tempo aproximado de 30 minutos, até que as batatas amoleçam.

3

Outra opção para realizar o passo anterior é fervendo as batatas previamente em água para introduzi-las posteriormente na bandeja, junto com o alho e a cebola e assá-las diretamente com o salmão; nós preferimos a primeira opção, porque fica mais saboroso. No caso de escolher a primeira opção, enquanto as batatas estão no forno servimos o salmão em uma frigideira com um pouquinho de azeite para que cozinhe um pouco por fora, ficando cru por dentro. Trata-se apenas de dar um toque dourado ao salmão para que fique um pouco cozido por fora.

4

Uma vez que tenhamos conseguido o tom dourado do salmão e as nossas batatas macias, as quais continuam no forno, retiramos e introduzimos o salmão. Adicionamos o copo de vinho branco sobre o conteúdo da bandeja e voltamos a colocar no forno, à mesma temperatura de antes, até que o salmão fique feito por dentro. Normalmente, o tempo que o salmão demora a cozinhar o salmão não é mais de 10 minutos, assim, o mais recomendável é ir revisando o estado do seu salmão para evitar que queime ou que fique ressecado.

5

Quando virmos que o salmão já está pronto, retiramos a bandeja sem nos esquecermos de apagar o forno e servimos o conteúdo. O resultado é um prato verdadeiramente saudável e saboroso. O tempo total de preparação não supera os 45 minutos entre descascar as batatas, cebolas e esperar que tanto estas como o salmão se cozinhem. Uma boa forma de acompanhar este prato é com um pouco de arroz. Também pode se informar sobre outras formas de fazer o salmão no forno no nosso artigo.

6

Sabia que...?

  • Este prato só contém por volta de 380 calorias por porção?
  • O salmão é um alimento com pouca gordura, por isso é uma boa opção para fazer dieta.
  • Contém ômega 3, benéfico para reduzir o colesterol ruim.
  • Previne a formação de coágulos ao aumentar o fluxo do sangue.
  • Contribui com vitaminas B1, B3, B6, B9 e B12.
  • É considerada uma fonte de magnésio e iodo, necessários para a pele, mucosas e outros tecidos do corpo.
  • As batatas cozidas diminuem a inflamação, aliviam os cálculos renais e ajudam a manter um intestino saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer salmão no forno com batatas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.