Como fazer rosca de natal

Como fazer rosca de natal
Imagem: futiutilidades.blogspot.com

As festas natalinas trazem uma série de receitas diferentes que são, especialmente, preparadas para essa época do ano. Se você quer preparar um tipo de pão doce delicioso, veja como fazer rosca de natal com as dicas de receitas que o umComo.com.br vai ensinar, bem como as suas possíveis variações.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar, é preciso bater no liquidificador o leite condensado, os ovos, o óleo, a água e o fermento. Depois que formar uma massa homogênea, é preciso vertê-la em uma vasilha grande e, aos poucos, acrescentar a farinha. Ao mesmo tempo, amasse tudo para que se forme uma massa homogênea.

Após, parta em duas metades a massa, sendo que a uma delas é preciso misturar metade das frutas.

2

O mesmo deve ser feito com a segunda parte da massa, as quais devem ficar em formato de rolo, fechando-se nas pontas. As roscas devem descansar em local apropriado para que dobre de volume. Quando chegar a hora, elas devem ser assadas em uma forma redonda que esteja untada por cerca de uma hora.

3

É possível ainda acrescentar uma camada de glacê, como cobertura. Para tanto, é preciso os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de leite quente;
  • 2 colheres de suco de limão;
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de nozes picadas.

Para preparar, é necessário misturar o açúcar com o leite e o suco de limão, depois, espalhar sobre a rosca ainda quente e polvilhar com nozes. A rosca pode ser decorada com damascos também.

4

Quem não tem açúcar de confeiteiro pode usar o refinado, mas é preciso colocá-lo no liquidificador e usar o modo “pulse” para bater o açúcar até que vire um pó. É melhor fazer isso com apenas 100 gramas por vezes. Outra receita que resulta em uma massa mais fofa e precisa dos mesmos ingredientes, com a diferença que a embalagem do leite condensado deve ser usada para colocar metade da medida de água morna e a outra metade de leite morno.

Se quiser fazer o seu próprio açúcar de confeiteiro, confira a nossa receita de açúcar de confeiteiro caseiro.

5

O fermento deve ser diluído na medida de água com o leite e misturado com o leite condensado, ovos e óleo e, aos poucos, é preciso colocar a farinha de trigo, que deve ser amassada com as mãos até formar uma massa. Depois de sová-la por 10 minutos, é preciso dividi-la em duas partes, sendo que elas devem crescer por uma hora e meia em uma forma untada.

6

Na sequência, é preciso dividir a massa em quatro porções iguais, sendo que aqui a ideia é fazer duas tranças. Numa superfície enfarinhada é preciso enrolar cada parte até que fique bem alongada e, depois, duas partes devem ser cruzadas como uma trança. Elas precisam descansar novamente para que dobrem de volume. No forno pré-aquecido devem assar por meia hora.

Imagem: donamargo.com
7

Se gostou desta receita, aproveite e confira algumas das nossas receitas para a noite de Natal:

  • Como fazer rabanadas de Natal
  • Como fazer tender de natal
  • Como fazer pavê de natal
  • Como fazer biscoitos natalinos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer rosca de natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.