Como fazer rocambole de chocolate

Como fazer rocambole de chocolate

O rocambole é um bolo fino com forma cilíndrica. É preparado com massa comum de bolo coberta que depois é enrolada sobre si mesma, sendo feito com uma única peça. Os rocamboles podem ser salgados, recheados com carne ou queijo, por exemplo, ou doces, com recheio de doce de leite, goiabada, creme de coco, entre outros. Nessa receita, o rocambole é preparado de forma tradicional e recheado com chocolate. Gostaria de saber como preparar esse rocambole delicioso que todo o mundo vai amar? Continue lendo essa receita do Chef umComo e descubra como fazer rocambole de chocolate.

15 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa
  • Recheio
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer rocambole de chocolate delicioso, comece por preparar a massa. Coloque as claras na batedeira e bata até chegarem ao ponto de neve. Se tem dúvidas quanto a esse passo, acesse esse artigo que explica como fazer claras em neve.

2

Pouco a poucoAos poucos, junte o açúcar, as gemas e a farinha. Unte uma forma com um pouco de margarina e farinha e coloque a massa lá dentro. Leve a forno (deve ser pré-aquecido a 180º) durante cerca de 15 minutos, verificando sempre a cozedura.

Dica: Para saber se o bolo ficou bem cozido, faça o teste do palito. Basta colocar um palito dentro do bolo e retirar. Se o palito sair limpo, o bolo está pronto. Se o palito sair com um pouco de massa grudada, deixe assar por mais tempo.

3

O passo seguinte inclui a preparação do recheio. Coloque água em uma panela e coloque outra panela menor por cima, de forma a derreter o chocolate em, banho-maria. Para saber mais sobre esse procedimento, acesse esse artigo que explica o que é o banho-maria.

Depois de derreter o chocolate, coloque-o em uma tigela e misture com o creme de leite.

4

Umedeça um pano com um pouco de água e coloque a massa do rocambole por cima. Enrole o pano e depois desenrole. Com a massa aberta, coloque o recheio no topo. Enrolando de novo, feche a massa com muito cuidado. Coloque o recheio por cima de forma a cobrir todo o rocambole.

Está pronto a comer!

Dica: Pode enfeitar seu rocambole com chocolate granulado, coco ou alguns morangos em pedaços.

5

Se já sabe como fazer rocambole de chocolate, dê uma olhada nessas deliciosas receitas ideais para qualquer chocólatra:

Como fazer cupcakes de chocolate

Como fazer torrão de chocolate crocante

Como fazer pavê de chocolate

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer rocambole de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.