Como fazer quibebe de mandioca

Como fazer quibebe de mandioca
Imagem: cozinhandopararelaxar.com

Quibebe é um prato famoso da culinária brasileira. Apesar da origem africana, ele é popular nos estados de São Paulo, Minas Gerais e na região Sul. Seu principal ingrediente é abóbora, ele pode ser consumida tanto como purê tanto quanto um caldo mais espesso e grosso.

Uma das mais famosas variações variações do quibebe de abóbora é o quibebe de mandioca, também conhecido como vaca atolada. São pedaços de mandioca quase derretendo acompanhados de carne bem cozida. Essa versão é ainda mais famosa do que a original. O prato além de marcar presença em muitos restaurantes também é querido nas refeições caseiras.

Ficou com vontade? Para saber como fazer quibebe de mandioca, siga a receitas do umCOMO.

8 convidados Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela de pressão
Passos a seguir:
1

Em uma panela de pressão, coloque a carne escolhida (pode até ser mais de um tipo de corte) e regue com óleo. Tempere então com o sal, pimenta e os outros temperos que você escolheu.

2

Acenda o fogo mas ainda não tampe com a tampa de pressão e deixe dourar. Nessa etapa do quibebe de mandioca você não precisa se preocupar tanto em mexer a carne. Você vai reparar que ela soltará líquidos que formarão uma borra no fundo da panela. É normal.

3

Essa coloração no fundo da panela indica que é hora de mexer um pouco a carne, acrescente então as cebolas e os alhos e refogue junto até que a cor da cebola se aproxime da cor da carne do quibebe de mandioca.

4

Quando a cebola já estiver em um ponto de frita, adicione metade da quantidade que você separou de água fervente, tampe a panela, acenda o fogo e deixe pegar pressão.

5

Se você souber o ponto de cozimento das carnes que você escolheu para o seu quibebe de mandioca, deixe pelo tempo recomendado até que fiquem macias. Caso você não saiba, deixe 30 minutos cozinhando após pegar pressão e vá experimentando o ponto até que a carne esteja macia.

6

Então, acrescente mais 1 litro de água fervente junto com a mandioca. Dessa vez, cozinhe sem pressão (basta não colocar a tampa) e vigie até a mandioca ficar cozida e o caldo grosso.

7

Se você quer um quibebe de mandioca para ser consumido como caldo, deixe que a carne cozinhe mais a ponto de desfiar e a mandioca até derreter e utilize mais água.

Imagem: cozinhandopararelaxar.com
8

Prove o tempero e se sentir necessidade acrescente mais sal e pimenta ao seu quibebe de mandioca. Então ele estará pronto para ser consumido!

9

O quibebe de mandioca pode ser consumido como sopa ou como acompanhamento no lugar da carne. Acompanha muito bem arroz branco e salada verde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer quibebe de mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.