Como fazer queijo quark em casa

Como fazer queijo quark em casa

O queijo quark é um tipo de queijo branco muito consumido nos países nórdicos. Ele é cremoso e ligeiramente ácido e pode ser usado como substituto de vários outros alimentos mais calóricos. Esse alimento tem pouca gordura e é rico em proteínas e minerais, sendo um alimento saudável ideal para quem procura aumentar os níveis de massa muscular. É muito fácil de fazer, levando apenas dois ingredientes e podendo ser usado em pratos doces ou salgados. Se você quer aprender a fazer este queijo e incluí-lo nos seus preparos de forma saudável, continue lendo essa receita do umCOMO e aprenda como fazer queijo quark em casa.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer queijo quark em casa, comece por misturar o leite gordo integral (de preferência fresco) com o suco do limão. Deixe repousar por 10 minutos. Essa mistura é chamada de buttermilk e pode ser usada em receitas de bolos ou até mesmo bebida pura.

É importante ressaltar que o leite deve estar em temperatura morna. Para atingir a temperatura ideal você deve colocar o leite em uma panela e deixar que ele esquente ligeiramente, isto é, ele não deve ferver. A temperatura ideal é a de quando você coloca o dedo nele e não se queima.

Caso você vá utilizar leite de vaca direto da fazenda, é importante que você ferva antes do preparo e espere ele chegar a temperatura ideal para o preparo. De acordo com o portal Veja Saúde[1], isso é importante porque o leite da vaca pode transmitir diversas doenças, entre elas, a tuberculose, que podem passar do animal para você, por meio do leite.

Para saber mais sobre essa mistura, confira como fazer buttermilk neste artigo em que explicamos tudo detalhadamente.

2

Depois de repousar por 10 minutos, coloque a mistura de leite e suco de limão em uma forma ou panela tampada para preparar o seu queijo quark. Coloque o recipiente no fogo a uma temperatura de 100ºC e deixe cozinhar durante 90 minutos. Outra opção é colocar a mistura na iogurteira, caso você tenha uma, e deixar por 15 horas.

3

Quando o buttermilk tiver cozinhado por 90 minutos no forno, desligue-o e deixe a mistura repousar por meia hora lá dentro.

4

Passados os 30 minutos, pegue a mistura e coloque-a sobre um pano fino e bem limpo. Coloque o pano sobre uma peneira e deixe escorrer por um período entre uma e duas horas para obter o seu queijo quark.

5

Depois de escorrer, o seu queijo quark feito em casa está pronto! Conserve-o na geladeira.

E agora que você já sabe como preparar o seu o seu próprio queijo quark, não deixe de conferir as receitas que você pode preparar com ele.

Confira também esta lista de queijos que pode preparar sem sair da sua cozinha: como fazer queijo parmesão, minas e gouda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo quark em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. VEJA SAÚDE. Ferver o leite mata o micro-organismo da tuberculose? Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/ferver-o-leite-mata-o-micro-organismo-da-tuberculose/#:~:text=Sim%2C%20a%20alta%20temperatura%20%C3%A9,essa%20e%20outras%20bact%C3%A9rias%20mal%C3%A9ficas&text=N%C3%A3o%20tome%20o%20leite%20direto,a%20para%20o%20seu%20leite.> Acesso em: 04 de março de 2021.