Como fazer queijo Gouda

Como fazer queijo Gouda
Imagem: cheese.com

O queijo Gouda é um delicioso queijo holandês que pode ser encontrado em qualquer supermercado. No entanto, fazer o seu próprio queijo em casa pode ser uma experiência muito gratificante. Apesar de ser um processo bem longo, você pode ter queijo em casa todo o ano e impressionar as suas visitas. Melhor ainda, você sabe de onde vieram os ingredientes e como foi feito o seu queijinho, evitando o produto industrializado. Se gosta de comer um bom queijo artesanal no café da manhã ou até como aperitivo, não deixe de ler esse artigo do umComo que explica como fazer queijo Gouda.

Dificuldade alta
Ingredientes:
Vai precisar de:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer queijo Gouda, o primeiro passo é preparar o fermento.

Ferva o fermento com 200 ml de leite. Adicione meia colher (de chá) de fermento mesofílico e uma colher de fermento biológico e misture tudo muito bem.

Mantenha a massa a 30ºC, aproximadamente, até engrossar. Este processo deve ser mantido por um período entre 12 e 24 horas.

2

O segundo passo é preparar o leite. Aqueça-o na mesma temperatura e junte o cloreto de cálcio. Se o leite for homogenizado, dissolva o cloreto em água fria. Adicione o preparado do fermento e misture bem. Cubra o preparado e deixe repousar durante dez minutos.

3

Dilua entre 3 e 5 gotas de urucum (ou colorau) em 20 ml de água fervida. Isto vai criar a coloração amarela do queijo Gouda.

4

Misture o urucum e o leite fermentado até obter uma cor uniforme.

5

Cubra a mistura e deixe cozinhar por sessenta minutos.

Deslize a faca sobre a massa: se a superfície do requeijão quebrar à volta da faca e o soro verter pela rachadura, a coalhada está pronta.

6

Para cortar a coalhada, use uma faca comprida para cortar todo o requeijão em tiras. Repita o processo na direção perpendicular aos primeiros cortes para formar cubos. Deixe os cubinhos descansarem por dez minutos.

7

Escoe o soro para drenar a coalhada. Para fazer este processo, você mexer o coalho enquanto adiciona água quente (o suficiente que a temperatura chegue a 34º C apenas). De seguida, deixe a coalhada repousar novamente por dez minutos.

Dica: Use um termômetro de cozinha para saber a temperatura dos preparados.

Imagem: pixshark.com
8

Drene o soro, sob agitação constante, para o nível da coalhada. Repita o processo anterior e deixe repousar por meia hora. De seguida, despeje o soro que restar.

9

Revista uma cesta de queijo com um pano leve. Preencha-a com a coalhada ainda quente. Faça este processo de forma rápida para evitar quebrar a coalhada e pressione o queijo (com cerca de 18 kg) durante 20 minutos.

Imagem: vwmin.org
10

Vire o queijo, removendo-o cuidadosamente e colocando o pano de novo. Pressione novamente (com 10 kg, aproximadamente) por 20 minutos.

11

Pressione o queijo novamente, desta vez com um peso de 22 kg por um período de 12 a 16 horas.

12

Faça uma solução de salmoura com 300 g de sal e 800 ml de água. Remova o queijo prensado, removendo também o pano, e mergulhe-o em água salgada por 12 horas. Deixe o queijo esfriar na geladeira.

Imagem: pinstopin.com
13

Para secar o queijo, retire-o da salmoura e deixe-o próximo de áreas de vento seco.

O queijo deve secar durante três semanas (a cerca de 10 º C) para concluir o procedimento.

Imagem: galleryhip.com
14

Encere o queijo, derretendo cera de revestimento de queijos e usando uma escova para envolvê-lo completamente.

Para curar o queijo, deixe-o a uma temperatura de cerca de 10 º C por um período de 3 a 4 meses.

Nota: Vire o queijo ao contrário todos os meses. Para que o seu queijo tenha todo o frescor e sabor, acesse esse artigo que explica como conservar o queijo.

Imagem: preparedsociety.com
15

Se gostou de preparar diferentes queijos em sua casa, dê uma olhada nesses artigos:

  • Como fazer queijo minas
  • Como fazer queijo parmesão
  • Como fazer queijo para untar caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo Gouda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.