Como fazer queijo coalho

Como fazer queijo coalho

O queijo coalho é muito apreciado em diferentes regiões do país, principalmente, no nordeste brasileiro, onde é bastante consumido. Os interessados podem até mesmo aprender a como fazer queijo coalho em casa, sendo que existem receitas relativamente simples. Também é possível adquirir um kit para produzir em pequena escala. Em todos os casos, é preciso ter alguns cuidados durante o preparo desse queijo para chegar ao resultado desejado. Confira a receita de queijo coalho simples e as dicas reunidas pelo umCOMO sobre a melhor maneira de prepará-lo.

Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Com essa quantidade de ingredientes é possível fazer um quilo de queijo de coalho, sendo possível dividir em dois queijos de 500 gramas. De preferência, o leite deve ser cru, ou seja, ter sido ordenhado da vaca há pouco tempo. Depois de retirar o leite, basta somente coá-lo em um pano. Se não for possível, o leite pode ser pasteurizado, como os vendidos em saquinhos, do tipo B ou C, porém, pode não ter o resultado esperado. Enquanto isso, o leite de caixinha não serve e não pode ser usado para essa receita.

2

Quanto ao coalho líquido, é um produto encontrado em lojas de produtos de agropecuária. É produzido a partir das enzimas que são utilizadas em toda a produção de queijo, sendo que elas são tradicionalmente extraídas do estômago de cabras, ovelhas ou bezerros. Hoje em dia, podem ser encontradas as fabricadas em laboratório, além de poderem ser produzidas a partir de fungos e plantas.

3

O primeiro passo para preparar o queijo coalho é ferver todo o leite e esperar que ele esfrie. Em seguida, é preciso acrescentar ao leite fervido o coalho e mexer bastante, sendo que ele vai talhar após uma hora e meia. Há quem diga que não se deve mexer e apenas deixar o leite repousando por até 50 minutos. O passo seguinte, depois que o leite talhar, consiste em separar o leite coalhado do seu soro, para tanto, você pode usar filtros de papel ou um pano. O soro deve ser guardado.

4

Uma forma de remover todo o soro da massa é abrindo-a em uma mesa e amassá-la com um rolo de pão. Agora chega a hora de usar o soro que foi reservado, sendo que somente um litro dele é utilizado, devendo ir para o fogo até esquentar, não ferver. Quando estiver quente, o soro deve ser misturado à massa. Dessa forma, ela vai ganhar homogeneidade, além de se tornar mais macia.

5

Por fim, é necessário acrescentar o sal à massa. Em seguida, já é possível despejá-la em formas. Para o queijo coalho ficar bem firme, é possível pressioná-lo à medida que a massa é colocada em cada forma. Ele deve permanecer nas formas por um dia inteiro. Depois, basta desenformar e o seu queijo coalho está pronto. Se quiser assar o queijo coalho, basta entrar no nosso artigo e seguir os passos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo coalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.