Como fazer purê de batata caseiro

Como fazer purê de batata caseiro
Imagem: lubbockonline.com

A batata é um alimento que está presente na cozinha da maioria dos países e, além disso, torna-se um produto indispensável em certos países como Portugal. Acontece que estes tubérculos oferecem uma infinidade de possibilidades na hora de prepará-los, seja como ingrediente principal ou como acompanhamento. Um bom exemplo é o purê de batata que é tão versátil, e ao mesmo tempo gostoso e nutritivo. Por isso, em umComo queremos explicar a você passo a passo como fazer purê de batata caseiro para que seus convidados fiquem surpreendidos.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para preparar o purê de batatas será colocar uma panela grande com água para ferver e, enquanto vai esquentando a água, iremos lavando as batatas para garantir que a casca fica bem limpa.

2

Uma vez que a água tiver fervido, teremos de jogar as batatas inteiras, sem descascá-las, com um pouco de sal. Desta forma, conseguiremos que a batata absorva menos água e conserve o amido. Será necessário deixar as batatas ferverem até que fiquem macias; não há um tempo exato já que variará em função do tipo e do tamanho das batatas, pelo que você deverá ir espetando com algum utensílio para comprová-lo.

Imagem: comidinasdelaabuela.com
3

Uma vez que tenha apagado o fogo, você deverá tirar a água da panela e deixar as batatas esfriarem até que estejam mornas e para evitar queimar-se ao descascá-las. A seguir, corte-as em pedaços pequenos para poder passá-las pelo passe vite e assim fazer o purê de batata da forma mais simples.

4

Se preferir, você também pode usar um triturador manual de batatas -potato masher, em inglês- para fazer o purê ou, se não dispuser destes utensílios, poderá amassar as batatas com um garfo. Este trabalho pode demorar um pouco, mas você deverá garantir que todos os pedaços de batata fiquem bem esmagados para não formar grumos.

Imagem: es.aliexpress.com
5

Uma vez que tenha o purê de batata feito, recomendamos acrescentar pequenos pedaços de manteiga e mexê-lo bem ou, se preferir, um jatinho de azeite de oliva. Você também pode conseguir um purê mais cremoso e leve acrescentando um pouco de leite quente no final.

Imagem: cocinaconpoco.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer purê de batata caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.