Como fazer purê de batata

Como fazer purê de batata

A batata é um alimento que está presente na cozinha da maioria dos países e, além disso é um ingrediente indispensável em certos países como o Brasil ou Portugal. Estes tubérculos oferecem uma infinidade de possibilidades na hora de os preparar, ora seja como ingrediente principal ou como acompanhamento. Um bom exemplo é o purê de batatas que é tão versátil, ao mesmo tempo que saboroso e nutritivo. Por isso, em umComo queremos lhe explicar passo a passo como fazer purê de batata caseiro para que possa surpreender os seus convidados.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para preparar o purê de batatas será colocar para ferver uma panela grande com água e, enquanto a água for aquecendo, pode ir lavando as batatas para se certificar que a pele fica bem limpa.

2

Uma vez que a água esteja a ferver, terá que colocar as batatas inteiras sem as descascas e com um pouco de sal. Desta forma, conseguiremos que a batata absorva menos água e conserve o amido. Será necessário deixar ferver as batatas até que estejam macias. Não há um tempo exato uma vez que variará em função do tipo e tamanho das batatas, pelo que as deverá ir espetando com um garfo para conferir se já estão no ponto.

3

Uma vez que tenha apagado o fogo, terá que tirar a água da panela e deixar esfriar as batatas até que estejam mornas, para evitar se queimar ao descascá-las. De seguida, corte-as em pequenos pedaços para poder passá-las no passe vite e fazer assim o purê de batatas da forma mais simples.

4

Se preferir, também pode usar um triturador manual de batatas para fazer o purê ou, se não tiver estes utensílios, poderá triturar as batatas com um garfo. Este trabalho poderá lhe levar um bom tempo, mas deverá certificar-se de que todos os pedaços ficam bem esmagados para não se formarem grumos.

5

Uma vez que tenha o purê de batata feito, recomendamos que adicione pequenos pedaços de manteiga e mexa bem ou, se preferir, um pouco de azeite de oliva. Também pode obter um purê mais cremoso e leve adicionando um pouco de leite quente no final ou algum condimento que lhe dê um toque especial como:

  • Queijo ralado
  • Ervas aromáticas
  • Azeite aromatizado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer purê de batata, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.