Como fazer pudim de limão

Como fazer pudim de limão

Elaborar seu próprio pudim permite que você garanta a utilização de produtos de qualidade e naturais como ingredientes desta deliciosa sobremesa. Você pode seguir a receita tradicional ou fazê-lo dos sabores que mais gostar, como morango ou limão, e beneficiar-se das propriedades desse ingrediente adicional. O limão, por exemplo, é um dos cítricos mais benéficos para nosso o organismo por seu alto teor de vitamina C e propriedades antioxidantes, entre outros. Se gostou da ideia e quer saber como fazer pudim de limão, não perca este artigo de umComo.com.br e descubra os passos.

 

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer seu pudim caseiro não utilize dois limões, o mesmo limão que você usar para extrair o suco serve também para ralar a casca. Deste modo reutilizamos os alimentos e não gastamos mais do que o necessário. Pré-aqueça o forno a 200ºC, em cima e embaixo.

2

A primeira coisa a fazer será elaborar o caramelo para a base dos moldes. Para isso, você precisará de 200g de açúcar e um copo de água. Consulte nosso artigo sobre como fazer caramelo para saber os passos de maneira detalhada. Quando o tiver feito, distribua-o entre todas as formas e espalhe também pelos lados, não apenas pelo fundo. Se não dispuser de moldes individuais, você pode sempre utilizar uma única, desde que seja apta para forno.

 

3

Agora, bata bem os ovos e, quando tiverem adquirido uma textura espumosa, acrescente o leite e continue batendo. Você pode utilizar uma batedeira, um liquidificador, batedores elétricos ou manuais, só precisa ter em conta que a versão manual é sempre mais lenta e cansativa.

 

4

Depois, incorpore à mistura o açúcar pouco a pouco e sem deixar de bater. Quando estiver bem incorporado, acrescente as raspas de limão, misture bem e, por último, despeje o suco de limão. Como ingrediente opcional existe a possibilidade de incorporar uma colher de chá de essência de baunilha para aromatizar o pudim caseiro e dar um toque de sabor.

 

5

Quando tiver a massa pronta, despeje nas fôrmas e coloque em uma bandeja de forno de beirada alta em banho-maria, isto é, encha a bandeja de água de maneira que cubra as fôrmas até a metade. Desta forma o pudim endurecerá muito melhor. Você deverá assá-los por entre 50 minutos e uma hora, dependendo da potência de seu forno.

 

6

Após este tempo, faça o teste do palito para verificar se estão prontos, espete-os e se o palito sair limpo quer dizer que estão prontos. Caso contrário, você deverá deixá-los uns minutos a mais. Retire do forno e deixe esfriar, quando estiverem mornos, coloque-os na geladeira durante no mínimo duas horas. Lembre-se que o pudim é uma sobremesa que se serve fria.

 

7

E pronto! Como você pode ver trata-se de uma receita de pudim de limão muito simples e gostosa, o único inconveniente reside no tempo de cozimento. No entanto, o resultado vale a pena. Como decoração, você pode colocar um pouco de raspas de limão ou uma rodela em cima do pudim. Se você gosta de pudins caseiros, não perca nossos artigos sobre como fazer um pudim de chocolate, napolitano, de coco, no micro-ondas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pudim de limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.