Pudim de chocolate

Como fazer pudim de chocolate

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer pudim de chocolate
Imagem: recetas.solosabores.com

O pudim de chocolate é uma sobremesa que tem aspecto de bolo e uma textura parecida ao creme de leite. Serve-se frio e existem várias formas de prepará-lo, mas as mais destacadas são no forno ou cozido. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você uma forma muito fácil e rápida para fazer no forno e, além disso, com produtos que todos temos em casa para a elaboração de outras comidas, como o pão, os ovos, o leite e o açúcar. Se quer saber como fazer pudim de chocolate continue lendo e descubra os passos.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer pudim de tapioca
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer para começar a preparar o pudim de chocolate caseiro é aquecer o leite, o chocolate em pó e as raspas de laranja a fogo lento. As raspas de laranja podem ser a gosto, quanto mais você colocar mais essência de laranja terá, mas aconselhamos não colocar mais de uma colher para não se sobrepor ao sabor do chocolate. Não deixe a mistura chegar a ferver. Acrescente também a essência de baunilha ou canela, escolha em função de seu gosto. Agora pré-aqueça o forno a 200ºC.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 1
Imagem: lacocinayrecetasdelanouvellevie.com
2

Quando a mistura estiver quente (mas sem ferver), pique a tablete de chocolate e acrescente. Mexa sem parar para que não queime nem grude na base da panela. O chocolate pode ser amargo ou ao leite, como mais gostar, mas recomendamos usar um de sabor mais intenso para que o pudim não fique muito doce. Quando o chocolate tiver derretido apague o fogo mas não retire a panela para que continue quente e não se solidifique.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 2
Imagem: lacocinademaria.net
3

Agora, em um recipiente bata os ovos e o açúcar até conseguir uma textura espumosa. Depois, corte o pão em fatias finas ou faça migalhas com ele para que seja mais fácil de misturar com o resto de ingredientes. E se quiser fazer o pudim de chocolate para celíacos, use um pão sem glúten.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 3
Imagem: elmonstruodelasgalletas.com
4

Acrescente o pão cortado à mistura de leite e chocolate e bata com a batedeira ou a batedeira de mão. Quando tiver batido um pouco, incorpore os ovos e o açúcar e continue batendo até conseguir uma massa homogênea e cremosa.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 4
Imagem: masalladelgluten.com
5

Agora é o momento de preparar o caramelo. Este passo é opcional já que nem todos os pudins de chocolate possuem uma camada de caramelo por cima, mas se quiser dar este toque, explicamos como fazê-lo. Acrescente em uma panela o açúcar, o suco de limão e um pouco de água (1/4 de copo) e aqueça a fogo médio. Não deixe de mexer para que não grude nem queime.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 5
Imagem: tusdulcescaprichos.com
6

Quando o caramelo do pudim estiver com a cor adequada (parecido ao do mel) retire do fogo e coloque em uma forma para bolos. Com a ajuda de uma espátula, "banhe" também os lados da forma para que o pudim inteiro fique coberto de caramelo. Deixe esfriar um pouco.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 6
Imagem: consejosytrucoscocina.com
7

Quando o caramelo tiver esfriado um pouco, adicione a massa do pudim de chocolate à forma. Como o forno já estará quente, baixe a temperatura até 180ºC, coloque o pudim e deixe no forno durante 35-40 minutos. Vigie para não queimar e para não ficar cru, o ideal é que esteja um pouco dourado por cima. Quando estiver assim, faça o teste do palito que consiste em furar o pudim com um palito de dentes e observar se ele sai limpo ou não. Quando estiver pronto, coloque na geladeira para esfriar, pois o pudim de chocolate deve ser servido frio.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 7
Imagem: velocidadcuchara.com
8

Deixe umas duas horas na geladeira e, depois desse tempo, retire da forma e sirva. Pronto! Como você pode ver, fazer pudim de chocolate é muito simples e permite aproveitar alimentos como o pão.

Como fazer pudim de chocolate - Passo 8
Imagem: lacocinadesebeair.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pudim de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: recetas.solosabores.com
Imagem: lacocinayrecetasdelanouvellevie.com
Imagem: lacocinademaria.net
Imagem: elmonstruodelasgalletas.com
Imagem: masalladelgluten.com
Imagem: tusdulcescaprichos.com
Imagem: consejosytrucoscocina.com
Imagem: velocidadcuchara.com
Imagem: lacocinadesebeair.com
1 de 9
Como fazer pudim de chocolate