Como fazer pozole mexicano

Como fazer pozole mexicano

O pozole é uma receita tradicional do México feita à base de grãos de milho e carne. Dependendo da região, a carne usada é de frango ou de porco e, na receita que vamos propor de seguida, a carne que vamos usar pode ser uma ou outra, dependendo do seu gosto e preferência. Este prato é um caldo muito fácil de preparar e que pode levar chili para dar um toque mais picante e conseguir assim uma receita 100% mexicana. Neste artigo de umComo vamos explicar como fazer pozole mexicano em alguns passos simples, que ajudarão você a criar um prato de comer e chorar por mais.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Vamos começar a nossa receita de pozole picando a cebola em pedaços médios. Reserve. Agora corte a carne também em pedaços médios para misturar depois com a cebola. Depois, deve colocar uma panela com bastante água e adicionar ambos os ingredientes. Deverá deixar cozinhar a fogo médio por 1 hora ou até que a carne esteja pronta.

2

Após este tempo, deve tirar a carne da água e reservar para que esfrie e não queime ao tato. Quando já estiver morna, é hora de desfiá-la; pode fazer isso com as mãos ou, se preferir, com uma faca, cortando-a em tiras para integrar com o resto do caldo. Lembre-se que o pozole é um caldo mexicano e, portanto, a carne não deve ser a máxima protagonista: ela deve apenas se integrar ao resto dos ingredientes.

3

Agora temos que cortar os caules das pimentas chili secas e tirar as sementes para que estejam completamente limpas. Terá que colocar em um prato fundo ou em um recipiente e cobrir com água muito quente; deixe de molho por 15 minutos ou até ver que estão hidratadas.

De seguida tem que verter o chili (e a água) em um copo preparado para triturar. Adicione também o alho e o cominho e triture até que todos os ingredientes estejam misturados. Quando estiver pronto deve verter esta mistura na panela e esquentar tudo a fogo médio.

4

O seguinte passo consiste em cozinhar o milho. Para isso deve colocar em um coador e jogar água para enxaguar e retirar qualquer elemento que possa estar grudado. Depois de limpo, deverá adicionar ao caldo e corrigir o sal pois este produto é muito doce. Deixe que todos os ingredientes fervam juntos por 30 ou 45 minutos, pois assim os sabores se integrarão e conseguirá um pozole delicioso.

5

Normalmente, para poder fazer um pozole 100% mexicano, o prato possui uma série de acompanhamentos que também dão um sabor diferente e muito peculiar. Os rabanetes servem para isso, portanto, enquanto o caldo estiver fervendo o melhor é limpar os rabanetes, cortar o caule e depois cortar em fatias. Faça o mesmo com a couve para que fique em tiras fininhas e possa combinar perfeitamente com este prato.

Como tempero, deverá colocar sobre a mesa o limão em duas metades (caso alguém queira jogar um pouco do seu suco), o orégano e o chili triturado. Desta forma, cada pessoa pode temperar como mais gostar e conseguir um pozole adaptado às suas preferências.

6

Antes de retirar do fogo, em umComo recomendamos que experimente o pozole e, se necessário, adicione um pouco mais de sal pois o milho, como dissemos, é muito doce e pode afetar o resto dos alimentos. Deverá servir muito quente e jogar os acompanhamentos quando colocar na mesa para que, assim, o resultado seja perfeito.

7

Se gosta das receitas mexicanas, em umComo colocamos à sua disposição outros pratos que com certeza vai adorar:

  • Fajitas de frango
  • Guacamole
  • Arroz mexicano

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pozole mexicano, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.