Como fazer polpa de tamarindo

Como fazer polpa de tamarindo

Árvore leguminosa que cresce em zonas tropicais, o tamarindo conta com uma vagem rígida que contém polpa, ossos e fibras. Além disso, tem sabor ácido/doce bem característico, sendo muito mais ácido antes de amadurecer, e muito mais adocicado quando maduro. O fruto possui muitas propriedades e, por isso, é bastante apreciado na gastronomia, na medicina alternativa e até na indústria têxtil.

Quando falamos sobre nutrientes, o tamarindo é considerado um multivitamínico graças à sua variedade de compostos, entre os quais se destacam: ácido tartárico, ácido cítrico, açúcares, fibras, pectina, magnésio, fósforo e cálcio, bem como vitaminas A, B3 e C. Por essa razão, ele também é considerado um remédio caseiro muito eficaz para condições menores, como dores de cabeça, gripe, tosse, hemorroidas, prisão de ventre, sintomas de ressaca, desidratação leve, problemas de digestão e febre.

Na gastronomia, sua polpa é bastante usada em pratos das culinárias latina e asiática, protagonizando receitas deliciosas, sejam elas doces ou salgadas. Pensando em tudo isso, nós do umCOMO queremos compartilhar com você o passo a passo sobre como fazer polpa de tamarindo, uma receita fácil, que pode ser aproveitada de diferentes formas e, de quebra, para a qual são necessários apenas três ingredientes!

4 convidados Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Descasque os tamarindos. Remova muito bem as cascas, porque se caírem no preparo, tendem a deixar a polpa do tamarindo mais amarga. Elimine, também, as fibras que o acompanham, pois têm uma consistência dura e pouco apetitosa.

2

Limpe os tamarindos. Despeje água em temperatura ambiente em uma tigela e mergulhe-os nela. Esfregue-os levemente com os dedos até que todos os restos de sujeira sejam removidos. Escorra os tamarindos e coloque-os em papel absorvente antes de fazer a polpa.

3

Coloque-os para ferver por, pelo menos, 30 minutos. Em uma panela coloque a água, o tamarindo e o açúcar. Misture todos os ingredientes muito bem, e depois mexa de vez em quando sem descuidar do preparo. A ideia é que, durante o processo, as sementes se separem da polpa. Após esse tempo, deixe a polpa do tamarindo descansar até esfriar.

4

Deposite a polpa em uma tigela grande e funda. Mexa bem e triture a polpa com auxílio de um fouet, ou seja, vá mexendo e amassando a fruta. Assim, você hidrata as fibras que ainda ficaram por lá, permitindo retirá-las com mais facilidade depois.

5

Remova sementes da polpa de tamarindo. Além disso, retire também todos os outros pedaços que sobraram: fibras, pedaços da casca, partes mais duras, etc. Fazer a polpa de tamarindo é bastante simples, sendo essa a única etapa trabalhosa.

6

Coloque a mistura no liquidificador. Triture a polpa de tamarindo por alguns segundos caso você queira que ela seja mais consistente. Por outro lado, se você quiser que ela fique mais líquida, bata um pouco mais. E pronto!

7

Fazer polpa de tamarindo é bastante útil na culinária de uma maneira geral, pois graças ao seu sabor meio ácido, meio adocicado, é capaz de transformar qualquer prato do dia a dia em uma receita mais gourmet e sofisticada. Agora que você já sabe como fazer polpa de tamarindo, para que o alimento possa ser usado de diferentes formas, é preciso que você saiba um pouco mais sobre como combiná-lo. Por isso, compartilhamos algumas sugestões a seguir:

  • Doces: embora na confeitaria latino-americana existam vários países que fazem sobremesas à base de tamarindo, no México elas têm especial importância, já que o doce de tamarindo é vendido tanto de maneira artesanal quanto industrial. A receita mais popular a nível comercial é o tamarindo enchilado, em apresentações distintas.
  • Bebidas: no México as bebidas preparadas com tamarindo são bastante populares, por isso você pode encontrá-lo como base para as chamadas águas frescas, chamoyadas, atoles, chás, sucos e até bebidas alcoólicas (como as micheladas, drinks com vodka e outras). Para preparar micheladas, você pode usar a polpa de tamarindo.
  • Geleias, molhos e temperos: você pode aproveitar o sabor agridoce de um molho de tamarindo para enriquecer carnes de todo tipo e outros alimentos. Na gastronomia mexicana, ele é geralmente combinado com sabores picantes encontrados em diferentes tipos de pimentas, como chipotle, chile de árbol e habanero (um tipo de pimenta malagueta). Um molho muito popular na comida mexicana é o chamoy, cuja principal fruta seca é o tamarindo. Dessa forma, você pode usar a polpa de tamarindo para fazer maçãs com chamoy, por exemplo.
  • Molhos para saladas e vinagretes: o toque agridoce do tamarindo dá vida e sabor a qualquer salada, transformando-a em um prato gourmet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer polpa de tamarindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • A polpa de tamarindo também serve para preparar gelatina de tamarindo com molho Chamoy (popular na culinária mexicana) e até uma raspadinha.