Como fazer pizza de banana

Como fazer pizza de banana
Imagem: receitasde.blog.br

Banana é um ingrediente barato e coringa na culinária brasileira. Já tem tempo que a fruta deixou de ser consumida apenas como fruta e é ingrediente principal de sobremesas, farofas e acompanhamento de pratos salgados. A pizza doce de banana é um clássico das pizzarias brasileiras que costuma ser servida como sobremesa. Mas, nem só um pizzaria pode preparar essa receita deliciosa, você pode mandar muito bem na cozinha da sua própria casa. Para te ajudar, o umCOMO dá o passo a passo de como fazer pizza de banana. Confira!

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa caseira (você pode comprar massa pronta)
  • Recheio
Passos a seguir:
1

A massa da pizza de banana pode ser feita artesanalmente em casa ou comprada pronta. A seguir, daremos as instruções de como fazer a massa caseira. Se você optou pela massa pronta, siga diretamente para o passo 7. Os intolerantes a glúten podem fazer a receita de massa de pizza sem glúten.

2

Use uma tigela para misturar todos os ingredientes secos (farinha e sal), com exceção do fermento biológico. Quando estiver misturado esse pó branco, abra um buraco no meio do amontoado.

Imagem: mediavida.com
3

Dissolva o fermento biológico na água morna e despeje sobre o buraco no monte de farinha.

4

Misture essa água com fermento à farinha e aos poucos vá adicionando o azeite. Mexa tudo com as próprias mãos. Mescle até que a massa fique com um aspecto e textura homogênea.

5

Então, limpe e enfarinhe uma bancada ou mesa e transfira a massa da pizza de banana para essa superfície. Amasse mais um pouco, use o rolo. E deixe-a descansar, no formato de um grande pão, por, pelo menos, 40 minutos.

6

Quando a massa já estiver descansado e aumentado de tamanho, divida em porções e use o rolo para deixá-la com formato de disco. Faça movimentos sempre no sentido do meio da massa para fora e se sentir necessidade, utilize um prato para acertar o formato.

7

Transfira a massa para uma assadeira de pizza untada e enfarinhada. Para o recheio da pizza de banana, comece salpicando a mussarela ralada. Ela dará liga aos ingredientes e um contraste de sabor salgado com o doce dos outros ingredientes.

8

Leve a massa ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos ou até que o queijo fique dourado e o fundo não esteja cru.

9

Em uma panela em fogo médio, adicione a manteiga e as bananas e refogue-as até que fiquem mais macias e suculentas. Quando estiverem a ponto de se desmancharem na panela, coloque-as sobre a pizza coberta de mussarela ralada.

10

Polvilhe canela a seu gosto e se você gostar de coisas bem doces, regue com leite condensado. Está pronta a sua pizza doce de banana! Aproveite!

Imagem: barracaomais.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pizza de banana, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.