Como fazer petit gateau de chocolate branco

Como fazer petit gateau de chocolate branco

Se há uma sobremesa a qual os apaixonados por chocolate não podem resistir, esta é opetit gateau, uma deliciosa alternativa que se come quente e que é ideal para servir junto a uma generosa bola de sorvete. Embora o petit gateau de chocolate preto seja o mais comum, o chocolate branco também é um ingrediente ideal para elaborar uma versão alternativa e criativa desta doce tentação. Por isso, em umComo.com.br vamos explicar para você em detalhes como fazer petit gateau de chocolate branco e saboreá-lo ao máximo.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Formas para pudim descartáveis ou bandeja para o forno para fazer petit gateau
Passos a seguir:
1

Para fazer petit gateau de chocolate branco, primeiro divida o chocolate branco, pois precisará de 100 gramas para derreter e outros 100 gramas picados para acrescentar inteiros ao petit gateau antes de levar ao forno.

2

Para preparar os petit gateau de chocolate branco pode usar as formas descartáveis de alumínio para pudim, perfeitas para a elaboração desta sobremesa. Comece misturando os 4 ovos com o açúcar e mexendo até que fiquem bem batidos. Depois deverá derreter 100 gramas de chocolate junto com a manteiga, pode fazê-lo em banho maria de modo mais tradicional, ou usando o microondas.

Se optar pelo micro-ondas, deve esquentar o chocolate em um recipiente durante 30 segundos em máxima potência, depois mexa e vá esquentando de 30 em 30 segundos até estar derretido. É importante fazê-lo com cuidado e seguindo estes tempos para evitar que se queime.

3

Retire o chocolate uma vez que esteja derretido e deixe repousar brevemente. Enquanto isso, pode adicionar manteiga e farinha nas formas dos petit gateau de chocolate branco para evitar que grudem.

Uma vez que as formas estejam prontas, misture em um recipiente os ovos batidos previamente, o chocolate derretido e a farinha peneirada para evitar grumos. Mexa bem com uma espátula realizando movimentos envolventes até que a mistura esteja homogênea.

4

As 100 gramas de chocolate branco restantes deverão estar picadas em cubos para acrescentar cada um em uma forma de petit gateau. De seguida, verta a massa nas formas preenchendo apenas 1/3 dela, depois adicione um cubo de chocolate inteiro e depois um pouco mais de massa tentando chegar ao máximo a 3/4 da capacidade da forma, pois não se esqueça que com o cozimento a sobremesa crescerá.

5

Uma vez que todas as formas estejam cheias com a mistura, deverá levá-las ao congelador por pelo menos 1 hora antes de cozinhá-las. Esta sobremesa pode permanecer sem cozinhar congelada o tempo que desejar, isto só lhe dará uma maior consistência melhorando notavelmente o resultado final.

6

Quando for o momento de assar, pré-aqueça o forno a 180ºC e, uma vez quente, introduza os petit gateau entre 12 a 15 minutos. Saberá que estão prontos porque o eles se levantarão ligeiramente, mas é importante que não passe do tempo de cozimento, já que o centro do petit gateau de chocolate branco deve ser líquido.

7

Quando estiverem prontos retire do forno e em seguida corte a forma com a ajuda de uma tesoura e um pano para não se queimar, depois sirva os petit gateau de chocolate branco acompanhados de calda de chocolate ou o sorvete da sua preferência. Lembre-se que esta sobremesa deve ser comida sempre quente.

Saboreie esta receita deliciosa e conte-nos como ficou.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer petit gateau de chocolate branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.