Como fazer pernil de cordeiro assado com vinho branco

Como fazer pernil de cordeiro assado com vinho branco

A carne de cordeiro tem gosto especial e textura bastante macia, ainda que isso dependa bastante da fase de crescimento na qual se encontra o animal. Por isso, a carne de cordeiro é considerada iguaria em muitas culinárias, e acaba sendo consumida em ocasiões especiais ou grandes eventos. Tradicionalmente, muitas famílias apenas consomem cordeiro em datas como as ceias de Natal e Ano Novo, Páscoa ou outros feriados.

É esse o caso desta receita de pernil de cordeiro assado com vinho branco, um prato tradicional que possui séculos de história e que acompanha muitas famílias nas festas de fim de ano. Vamos te ensinar a preparar a carne junto de um delicioso molho de vinho e especiarias, perfeito para qualquer data comemorativa. E, ainda, te daremos mais sugestões de acompanhamentos para um menu 5 estrelas.

Descubra como fazer pernil de cordeiro assado com vinho branco com essa receita tradicional e fácil.

2 convidados Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
  • Para o pernil de cordeiro
  • Ingredientes para a marinada
Passos a seguir:
1

Prepare a marinada com certa antecedência. Misture os ingredientes em uma tigela, cubra o recipiente com filme plástico e leve-o à geladeira. De preferência, faça isso no dia anterior ao preparo da receita ou, pelo menos, entre 3 e 6 horas antes de cozinhar o pernil de cordeiro no forno. Assim, o molho vai adquirir a textura e o sabor certos, como uma pasta cremosa e aromática ou um creme perfeito para o seu pernil de cordeiro assado.

2

Pré-aqueça o forno a 220 °C. Faça isso por cerca de 30 minutos a uma hora antes de começar a assar o cordeiro. A ideia é cozinhar o pernil em temperatura mais baixa, mas o forno deve estar bem quente antes de começar.

3

Corte os vegetais em uma tábua de cozinha. Pique o alho-poró, a cebola e o alho.

4

Arrume as fatias em uma assadeira. Cubra-as com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem ou ghee.

5

Faça pequenos cortes ou incisões no pernil de cordeiro. Assim, a mistura vai penetrar na carne de maneira uniforme. Além disso, o truque ajuda a evitar que, durante o cozimento, a carne fique inchada e acabe estourando. Faça isso na área mais carnuda da peça, e posicione a parte do pernil que tem a pele (ou gordura) virada para baixo.

6

Coloque o pernil na assadeira e cubra com papel alumínio. Coloque a parte das incisões virada para cima. Se você tiver uma panela de barro em casa, melhor ainda.

7

Unte o pernil com a marinada. Use um pincel de silicone para isso e, antes de começar, reserve ¼ do caldo à parte.

8

Despeje o restante do purê sobre os vegetais e acrescente a água. Em seguida, coloque a preparação no forno.

9

Asse a carne a 160°C por 2 horas e meia, de modo que o calor possa subir e descer no forno, sem ventilação. Coloque a carne na prateleira do meio. Lembre-se de ficar atento/a ao cozimento, para não deixar o pernil queimar.

Se possível, use um termômetro para que você não tenha que se preocupar com as diferenças de temperatura entre os fornos domésticos. Se optar por esta alternativa, recomendamos a utilização de um termômetro específico para carnes, com o qual você só terá de verificar a temperatura no centro da peça: 55°C (se gostar mal passado) e 60-71°C (se gostar ao ponto, mas não seco).

Se você não quiser gastar muito dinheiro com isso, existem também termômetros plásticos descartáveis, que são muito mais baratos que os convencionais.

10

Hidrate a carne a cada 30 minutos. Abra o forno, molhe o cordeiro assado com o próprio caldo da carne usando uma colher de sopa ou concha. No total, você terá que realizar esse processo por volta de 5 vezes enquanto o pernil cozinha no forno.

11

Após 75 minutos de cozimento, vire a carne. Vire o pernil por meio da parte mais gordurosa ou pele.

12

Durante os 15/20 minutos finais, aumente a temperatura para 180°C. Dessa forma você vai obter uma coloração mais torrada e textura crocante perfeita. Fique de olho no pernil durante esses últimos minutos, já que ao menor sinal de descuido você poderá queimá-lo.

Você também pode seguir esse passo 30 minutos antes de servir o pernil (o forno deve permanecer quente ou pré-aquecido novamente). Deixe o pernil tostar com a pele virada para cima.

13

Deixe o cordeiro descansar no forno por 30 minutos antes de cortá-lo. A ideia é baixar a temperatura do centro da peça e, dessa forma, evitar que o molho se perca ao cortá-la. Está pronto seu pernil de cordeiro assado com vinho branco.

Sirva e aproveite! Prepare o pernil de cordeiro ao forno com batatas adicionando um acompanhamento de batatas assadas ao forno.

14

Se agora sua única dúvida é com o que acompanhar o pernil de cordeiro assado, aqui estão algumas sugestões de guarnições deliciosas e fáceis com as quais você poderá completar sua ceia de Natal, Réveillon ou qualquer outra data especial, confira nosso refogado de verduras e arroz à grega.

Além disso, você pode adicionar molhos e temperos à sua receita de pernil de cordeiro assado, para dar um sabor extra e inesquecível ao prato. Sugerimos uma molho ou geleia de ameixa, molho de alho ou molho barbecue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pernil de cordeiro assado com vinho branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Você pode combinar uma porção do molho do cordeiro no tempero escolhido.
  • Você pode cozinhar o cordeiro em um saquinho próprio para preparar carnes.
  • Calcule o número de porções. Cada pernil servirá mais ou menos duas pessoas.
  • Os temperos ideais para cordeiro são hortelã, alho, orégano, tomilho, sálvia, cebola e salsa.
  • Compre carne fresca e de qualidade. Leve em consideração a raça, o peso e a cor do cordeiro. Por exemplo, a cor ideal tende para o rosado.
  • Retire o pernil da geladeira 30 minutos antes de cozinhar. Assim, o centro da carne não ficará tão fria e consequentemente demorará menos tempo para atingir a temperatura correta.